Zoo recebe Muriquis-do-Sul

07/05/13 14:44

Zoo recebe Muriquis-do-Sul

Muriqui-do-Sul

Em 06 de maio de 2013, a Fundação Parque Zoológico de São Paulo recebeu do Zoológico de Sorocaba três exemplares machos de Muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides), também chamado de Mono-carvoeiro, o maior primata das Américas, e   que está classificado como “em perigo” na lista da fauna brasileira ameaçada de extinção. Suas maiores ameaças são a caça e a fragmentação e perda de habitat.

Em parceria com o Zoológico de Sorocaba o intuito é aprimorar as técnicas de manejo em cativeiro, estimular a reprodução e formar uma população viável geneticamente ex situ.
Existem apenas 19 indivíduos desta espécie em cativeiro no Brasil e o objetivo é que a chegada destes jovens machos ao Zoo de São Paulo contribua para divulgação e a conservação da espécie por meio de programas de educação ambiental e pesquisa científica nas áreas de reprodução, genética e microbiologia.

O início das ações de conservação in situ está previsto para o primeiro semestre de 2014 em áreas de ocorrência desta espécie no Estado de São Paulo.

Os animais encontram-se em período de quarentena e adaptação ao novo lar, mas em breve os visitantes poderão contemplar mais esta bela espécie brasileira que não é vista no Zoo de São Paulo deste a década de 90.