Visitantes ajudam com plantio no Parque Villa-Lobos

Adultos e crianças que freqüentam o Parque Villa-Lobos foram convidados a ajudar a deixar o parque mais verde no último sábado, 14.11. A ação dá continuidade ao plantio de mais de 8 mil mudas iniciado em setembro deste ano, visando concluir o projeto paisagístico do parque. No sábado, foram plantados 400 jerivás, palmeira nativa da mata atlântica. Visitantes do Villa-Lobos também tiveram a oportunidade de ajudar.

Entre 1992 e 1994, com o plantio de 12 mil árvores, foi realizada a primeira etapa do projeto no parque, que antes era um depósito de entulho e material dragado do Rio Pinheiros. A partir de 2004, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA plantou mais 13 mil árvores, levando em conta os critérios das resoluções quanto à diversidade de espécies para plantios de reflorestamento heterogêneo em áreas degradadas.
 
O parque receberá no próximo ano um total de 8.404 mudas como resultado de um termo de recuperação ambiental assinado entre a empresa CCR – Autoban e a SMA, por conta das obras do Complexo Anhanguera, que vão ampliar e reformular o tráfego de veículos desde a Ponte Atílio Fontana, na Marginal Tietê, em São Paulo, até o km 19 da Via Anhanguera, na região de Osasco. A manutenção dos bosques será durante o período de seis e 12 meses, respectivamente, período pelo qual as mudas necessitam de cuidados especiais. Passado esse tempo, as árvores conseguem crescer por si só.

Visitantes tiveram a oportunidade de ajudar a deixar o parque mais verde
Visitantes tiveram a oportunidade de ajudar a deixar o parque mais verde