Seminário aborda avanços na conservação de áreas protegidas em SP

09/06/16 16:30

Seminário aborda avanços na conservação de áreas protegidas em SP

IMG_2626

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA) e o Legado das Águas (Reserva Votorantim) promoveram na quarta-feira, 8 de junho, o seminário “Áreas Protegidas e geração de valor: avanços na conservação paulista”. O evento, que faz parte das ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, foi realizado no auditório da Sabesp.

Entre os assuntos debatidos no seminário, estão a restauração florestal como estratégia de conservação, a participação da sociedade e a importância das parcerias com o setor privado.

O Legado das Águas é uma área protegida pertencente à Votorantim S.A. e está localizada na região paulista do Vale do Ribeira. O Governo do Estado de São Paulo tem uma parceria de pesquisa e desenvolvimento com a Votorantim nesta área protegida.

Sobre o Legado das Águas, David Canassa, gerente geral de sustentabilidade da Votorantim S.A., afirmou: “Nós temos uma relação extremamente profícua com a academia, com o Governo do Estado e com o Parque Estadual do Jurupará, que fica ao lado da reserva. Nós traçamos estratégias conjuntas de proteção das áreas; a Polícia Ambiental tem atuado de forma muito bacana nesse relacionamento, com vistas à proteção das áreas, de tal forma que hoje nós podemos dizer que temos um case positivo de parceria público-privada”.

Para a secretária do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, “É uma alegria de verdade estar justo na Semana do Meio Ambiente, comemorando algo que para nós é tão importante: essa relação entre o setor público e o setor privado. (…) O tema deste seminário, para nós é fundamental. Não é à toa que nós escolhemos como uma das principais diretrizes do Sistema Ambiental Paulista, a diretriz de conservação e restauração ecológica”.

A secretária citou ainda uma série de ações que vêm sendo desenvolvidas no âmbito do Sistema Ambiental Paulista e que dependem de uma boa relação entre os setores público e privado. Mencionou o Cadastro Ambiental Rural, o Programa de Regularização Ambiental, o Programa Nascentes, os diversos esforços com foco em pagamentos por serviços ambientais (PSA), merecendo destaque o mais recente programa, que tem foco nas áreas de soltura de fauna, entre outras ações.

Confira neste link quem foram os palestrantes e quais os temas dos debates realizados no seminário.

 

Texto: Anna Karla Moura

 

Matérias relacionadas