Secretário é homenageado em cerimônia na Assembléia Legislativa do Estado

O secretário estadual do meio ambiente, Xico Graziano, foi homenageado com o título de “Chanceler Ambiental”. Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza – IBDN, responsável pela homenagem, o título é “outorgado a personalidades que em um gesto de cidadania e responsabilidade, prestam relevantes serviços às questões socioambientais do país”. O título foi recebido nesta quinta-feira, 10.06, pelo assessor parlamentar da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA, Antonio Carlos Bernardo – que esteve representando o secretário na solenidade, realizada na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo – ALESP.

Rogério Iório, presidente do IBDN, uma oscip – organização da sociedade civil de interesse público – paulista, criada há 19 anos com o objetivo de desenvolver projetos na área de meio ambiente, destacou que, entre outras ações, Graziano se notabilizou pelo sucesso do projeto “Município Verde Azul”, um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos do Governo do Estado de São Paulo.

Entre outros resultados que comprovam o seu êxito, o projeto contou com a adesão total dos 645 municípios paulistas e, ao final de 2009, premiou com o título de “Município Verde Azul” 156 deles, número muito superior às 44 certificações registradas em 2008. Por ocasião do último evento de entrega dos certificados aos municípios verdes azuis, em 1º de dezembro do ano passado, Graziano exclamava “isso é um verdadeiro exército pela preservação do meio ambiente”, ao ver a platéia de 3 mil pessoas que lotou o Anhembi. Para o secretário, os resultados do projeto “foram uma prova de que um processo de mudanças de atitudes foi enraizado no Estado, onde os municípios foram fortalecidos e preparados para lidar com as questões ambientais”.


Antonio Bernardo
Antonio Bernardo
 que representou o secretário Graziano
que representou o secretário Graziano