São Paulo é o primeiro estado a calcular sua pegada ecológica

20/04/12 17:47

São Paulo é o primeiro estado a calcular sua pegada ecológica

Governo do estado, município e WWF-Brasil firmam convênio para cálculo da pegada ecológica

A população de São Paulo vai ganhar uma importante ferramenta de gestão ambiental. Na sexta-feira, 20, o secretário de estado do Meio Ambiente Bruno Covas,  o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge e a secretária-geral da WWF-Brasil, Maria Cecília Wey de Brito, assinaram conveniuo de cooperação para o cálculo da pegada ecológica.

A Pegada Ecológica é uma metodologia usada para medir os rastros que nós deixamos no planeta a partir desses hábitos. Seis técnicos de cada uma das duas secretarias serão capacitados pela empresa ecosSISTEMAS para, em conjunto, realizar o estudo. O resultado do trabalho servirá para ajudar no planejamento e na gestão pública, mobilizar a população para rever seus hábitos de consumo, além de estimular empresas a melhorarem  suas cadeias produtivas.

O secretário Bruno Covas lembrou  que a cidade de São Paulo é a terceira a fazer este cálculo no Brasil e o Estado será o primeiro no país.  “Estamos felizes em poder fazer esse trabalho e acreditamos ele irá nos trazer informações muito úteis. “É um  ponto de partida  para novas iniciativas.  É um índice importante para que possamos criar e implementar políticas públicas que garantam a preservação do nossos recursos naturais”, afirmou.

A expectativa do WWF-Brasil e dos parceiros é ter o cálculo concluído para ser apresentado na Conferência da  Rio+20,em junho. De acordo com a Secretária-Geral do WWF-Brasil, Maria Cecília Wey de Brito, a Pegada Ecológica será uma das bandeiras que a ONG quer defender na Conferência. “É preciso que os países assumam o compromisso de medir a sua Pegada Ecológica”, ressaltou.

Texto: Assessoria de Imprensa/WWF
Fotografia: José Jorge