Santa Cruz da Conceição terá 98% do esgoto tratado

O município de Santa Cruz da Conceição, na região centro-oeste do Estado, passará a ter 98% do esgoto tratado, com o funcionamento da nova Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, inaugurada na última sexta-feira (09/05). A obra beneficia diretamente cerca de 3 mil pessoas, além da cidade de Leme, que faz captação de água cinco quilômetros abaixo, no rio Mogi-Guaçu.

Segundo o prefeito Jair Capoifoglio, a operação da ETE é a concretização de um sonho. “Quando assumi o primeiro mandato, fui até o local onde o esgoto era despejado e resolvi que tinha que fazer essa obra. Passo a passo, obtivemos os recursos e conseguimos terminar a obra”, declara. O prefeito também anunciou a inauguração da estação de tratamento de água e a construção do novo galpão para recebimento de lixo reciclável.

Para o secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, presente à inauguração, o município faz a coisa certa e bem feita, servindo de exemplo para todo o Estado. “As soluções para os problemas ambientais estão próximas de nós, desde que nos agrupemos para resolvê-los”, afirmou.

Segundo Graziano, as agendas azul e verde, das águas e da natureza, têm de caminhar juntas e o projeto ambiental “Município Verde” é a estratégia encontrada pelo Governo do Estado para chamar os municípios para efetivarem a gestão ambiental. “Em julho, daremos a nota ambiental para os municípios e Santa Cruz da Conceição terá nota 10 no esgoto”, anunciou. Os municípios que cumprirem suas agendas ambientais terão prioridade para a liberação de recursos estaduais.


Descerramento da placa inaugural
Descerramento da placa inaugural
O prefeito Jair Capoifoglio e o secretário Graziano visitam a ETE
O prefeito Jair Capoifoglio e o secretário Graziano visitam a ETE
A ETE em funcionamento
A ETE em funcionamento