SP é destaque em feira internacional de resíduos sólidos

01/10/13 17:10

SP é destaque em feira internacional de resíduos sólidos

 

Começou nesta terça-feira, 1º de outubro, a RWM Brasil – Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. A RWM Brasil é a versão nacional para a feira que ocorre há 45 anos em Birmingham, no Reino Unido, e que é a maior referência global da indústria de resíduos sólidos. As políticas públicas do Estado de São Paulo nesta área foram destacadas por autoridades nacionais e internacionais durante a abertura do evento.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, ressaltou as ações do Estado de São Paulo com incentivos financeiros aos municípios para melhorar a gestão de resíduos. “Ao todo, serão investidos R$ 43.456.079,40 do Crédito Ambiental Paulista para aquisição de 217 caminhões coletores e compactadores de lixo, caminhões para coleta seletiva e caminhões-pipa”, afirmou.

Bruno Covas destacou ainda o controle dos aterros sanitários. São Paulo controlou e melhorou a gestão dos aterros sanitários. “A média do IQR em 1997 era de 4,0 e apenas 27 municípios se encontravam em situação adequada. Em 2012, a média é 8,3 e 590 municípios estão em situação adequada, ou seja, 91,6% das cidades paulistas possuem aterros sanitários em situação adequada. Em 2014, São Paulo será o primeiro estado brasileiro a não ter um lixão aberto”, afirmou Bruno Covas.

O estado é pioneiro nas ações de responsabilidade pós-consumo de resíduos – a logística reversa. “Possuímos 15 termos de compromissos assinados com diversos setores da produção paulista. É o empresariado paulista trabalhando em conjunto com o poder público atuando para melhorar o meio ambiente”, disse o secretário.

Outro ponto importante destacado foi o lançamento do sistema de rastreamento de resíduos sólidos. “Será um piloto que se estenderá para outros tipos de resíduos posteriormente”, afirmou Bruno Covas. Também foram destacados, as oficinas regionais de apoio a elaboração dos Planos Municipais de Resíduos Sólidos, o lançamento do Cadastro Estadual das Entidades de Coleta Seletiva (CADEC), a aprovação da primeira licença prévia para uma Unidade de Recuperação Energética (URE) na cidade de Barueri e a finalização do Plano Estadual de Resíduos Sólidos.

O ministro de estado do Meio Ambiente Natural, Água e Assuntos Rurais do Reino Unido, Richard Benoy, citou a importância da parceria entre Reino Unido e Brasil em várias áreas. “Hoje, estamos formalizando mais uma, na troca de tecnologia sustentável para gestão de resíduos. É importante destacarmos, também, as ações de São Paulo para o desenvolvimento sustentável”, concluiu.

RWM Brasil

A RWM Brasil é um espelho da que acontece em Birmingham, no Reino Unido, onde existe há 45 anos consecutivos e é a referência global da industria de resíduos sólidos.

Já em sua primeira edição, a RWM Brasil tem a expectativa de movimentar um volume de negócios da ordem de R$ 1 bilhão durante os dois dias do evento, 1º e 2 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

A Feira é promovida e organizada pela i2i Eventos, e tem o apoio do Sistema Ambiental Paulista (SAP) e da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE). Na RWM Brasil 2013, os visitantes terão a oportunidade de compartilhar experiências e estratégias, além de comprar soluções e tecnologias relacionadas à gestão de resíduos nunca antes disponibilizadas ao mercado brasileiro, e que agora chegam oportunamente por ocasião à nova Politica Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305/10, que entrará em vigor no segundo semestre de 2014.

A cada ano, a RWM de Birmingham recebe quase 700 expositores,  aproximadamente 15 mil visitantes e cerca de 100 palestrantes especialistas de todo o mundo. A edição brasileira da RWM irá reunir as maiores e mais importantes empresas do segmento de 17 países, para apresentar o que há de mais moderno e avançado em coleta mecanizada, varrição automatizada, transbordo, tratamento, reciclagem e destino final.

Durante a RWM Brasil, também será realizada a Conferência de Estratégias de Gestão de Resíduos RWM, um seminário que exibirá as melhores práticas mundiais na gestão de resíduos sólidos. O evento será realizado junto à conferência de membros da ABRELPE, que representa os contratantes responsáveis por mais de 75% da indústria brasileira de gestão de resíduos sólidos.