SMA promove ações no Festival de Inverno de Campos do Jordão

Campos do Jordão é uma das maiores rotas turísticas do Brasil durante o inverno. Em julho, a cidade sedia o Festival Internacional de Campos do Jordão. Esse ano é a 42ª edição do maior e mais importante festival de música clássica da América Latina. A Secretaria do Estado do Meio Ambiente – SMA apoia institucionalmente o evento e promove durante esse mês diversas ações no município. Entre elas, por meio do Instituto Florestal – IF, o cálculo da pegada ecológica da festividade.

A SMA, por meio do IF, vai calcular a pegada ecológica. Entre as ações previstas para a compensação ambiental está a criação do Bosque da Música, no Parque Estadual de Campos do Jordão, sob a gestão da Fundação Florestal. O conhecido Horto Florestal, na região, completa 70 anos de fundação em 2011.

Na abertura do Festival, no dia 2, a SMA distribuiu marcadores de páginas com as 10 ecodicas, difundindo a educação ambiental entre os participantes. O material será fornecido nos concertos do auditório e também aos visitantes do Parque Estadual de Campos do Jordão e do Palácio da Boa Vista, o museu do Governo do Estado de São Paulo. Nesses locais, além dos marcadores de página, os frequentadores receberão um gibi de educação ambiental e o passaporte Trilhas de São Paulo.

Ainda entre as ações da SMA está o fomento ao ecoturismo, ao divulgar o Parque Estadual de Campos do Jordão, uma das grandes atrações locais, e a Pedra do Baú, primeiro monumento natural do estado, localizado entre a cidade e São Bento do Sapucaí.

Bosque da Música

A SMA promove no dia 17, domingo, às 10 horas, com a presença do secretário Bruno Covas, a inauguração do Bosque da Música. Essa é umas das medidas de compensação dos gases emitidos pelo evento. Os 164 bolsistas presentes ao Festival e as autoridades participarão do plantio simbólico de 175 árvores, que serão plantadas na Primavera.

Cada árvore será identificada com o nome do bolsista, seu País de origem, o instrumento tocado e a espécie da árvore plantada. “Com essas ações queremos integrar o Parque ao Festival e fomentar a educação ambiental entre participantes e turistas, além de aproximá-los do Horto, uma das grandes atrações de Campos do Jordão”, afirmou o secretário Bruno Covas.

Também durante o evento, a SMA lançará os novos sites de ecoturismo, o Trilhas de São Paulo. O site com os passaportes, distribuídos em Campos do Jordão, visam divulgar os pontos de turismo ecológicos no Estado.

Eco trilhas

No sábado, dia 30, às 8 horas, a SMA e a empresa Trailway promovem o 1º Encontro de Jipeiros e Secretaria do Meio Ambiente em Campos do Jordão. A ação visa a conscientização e educação ambiental para os trilheiros. Para isso, uma parceria entre a SMA e a prefeitura de São Bento do Sapucaí, promoverá palestras sobre ecoturismo, preservação ambiental e trilha responsável.

A eco trilha começará em São Bento do Sapucaí e terminará em Campos do Jordão. A SMA para escolher a empresa parceria fez uma consulta pública no Diário Oficial.

Coleta seletiva

Para fomentar a sustentabilidade durante o Festival, a SMA disponibilizou quatro lixeiras de coleta seletiva. Todas identificadas com o tipo de material.

O Festival de Campos do Jordão é uma realização do Governo de Estado de São Paulo, da Tom Jobim - Escola de Música do Estado de São Paulo e da Santa Marcelina Cultura.


Parque Estadual de Campos do Jordão é uma das atrações da cidade
Parque Estadual de Campos do Jordão é uma das atrações da cidade
PECJ é uma ótima opção para quem quer passar o dia fazendo algo diferente das tradicionais atrações
PECJ é uma ótima opção para quem quer passar o dia fazendo algo diferente das tradicionais atrações
Tem lagos
Tem lagos
 bosques
bosques