SMA marca presença na Adventure Sports Fair

A Secretaria do Meio Ambiente - SMA marcou presença na abertura da Adventure Sports Fair, maior feira de esportes e turismo de aventura da América Latina, que acontece de 04 e 07 de setembro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, capital. Com um stand no setor de sustentabilidade, que apresenta as Trilhas de São Paulo para os amantes da natureza, a SMA assinou um termo de cooperação com a Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo - SELT, para o desenvolvimento conjunto do ecoturismo nas Unidades de Conservação do Estado de São Paulo.

Com isso, as Trilhas de São Paulo entrarão nos roteiros turístico do Estado paulista, atraindo investimentos para o entorno das Unidades de Conservação - UC’s. A iniciativa irá fortalecer o ecoturismo no Estado, unindo forças das duas pastas, aliando turismo com conservação ambiental e desenvolvimento sustentável. Juntos, os secretários do Meio Ambiente, Xico Graziano, e de Esportes, Lazer e Turismo, Claury Santos Alves da Silva, falaram aos visitantes da feira sobre a importância de se reconhecer as áreas protegidas como instrumento de geração de emprego e renda às comunidades locais e como  incentivo para conscientização da importância de se preservar a natureza.

“A conservação dos nossos parques foi citada várias vezes na coletiva de imprensa. Percebemos que é um assunto importante a ser tratado e que está ganhando cada vez mais visibilidade”, falou o secretário de Turismo. Já, Graziano, aproveitou a atenção que o turismo nas áreas protegidas ganhou na Adventure, e desafiou o secretário Claury a fazer uma das trilhas do passaporte para as Trilhas de São Paulo. “Quem fará as 40 primeiro?”, brincou.

Vários dos presentes no evento já encararam as 40 trilhas nas 19 UC’s do Estado como um verdadeiro desafio. No stand da SMA e Fundação Florestal o primeiro produto do programa Trilhas de São Paulo chamou a atenção e já foi adquirido por muitos amantes da natureza ou curiosos por conhecer as áreas conservadas do Estado. Além do passaporte, no stand é possível ter informações sobre o projeto de ecoturismo na Mata Atlântica, que investirá US$ 15 milhões em seis parques estaduais.

Sobre a Adventure

A maior feira de esportes e turismo de aventura da América Latina espera receber 60 mil visitantes até o próximo domingo, 07/09. O evento é considerado um dos mais importantes do mundo para o mercado de turismo de aventura e para a indústria de roupas, calçados e equipamentos para os praticantes de esportes radicais.

Além disso, a Adventure Sports Fair é considerada o mais importante salão de veículos 4x4 das Américas. A feira é utilizada como plataforma de lançamentos de veículos, roupas, calçados, equipamentos e bicicletas, o que atraiu muitos lojistas ao evento. E para não ficar só na teoria, a feira tem locais para a prática de rally, esqui, rapel, tirolesa, escalada, além de test-drive de veículos 4x4, off-road, bicicletas e motos.

“Quando você viaja para um local com natureza intacta ou quando você compra um carro 4x4, o que você está fazendo é se aproximar do mundo da aventura”, disse Sérgio Franco, diretor da Adventure Sports Fair. Para ele, ainda não existe tradição na sociedade brasileira em investir no uso sustentável das Unidades de Conservação. “Queremos mostrar  que é possível incorporar a comunidade local nesse segmento, garantindo geração de emprego e renda em comunidades que hoje são marginalizadas”, falou.

Outro evento que acontece paralelamente à feira é o Adventure Travel World Summits - ATWS. Depois de três edições de sucesso nos Estados Unidos e Canadá, será o primeiro “Summit” fora do continente Norte Americano, neste caso realizado em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura - ABETA.

O evento será um mix de conferências, reuniões e encontros de negócios visando facilitar contatos profissionais entre parceiros brasileiros do setor e outros países da América do Sul com o mercado internacional.


Durante evento
Durante evento
 secretários do Meio Ambiente e de Esportes
secretários do Meio Ambiente e de Esportes
 Lazer e Turismo
Lazer e Turismo
 assinaram termo de cooperação para incluir as UCs nos roteiros turísticos do Estado.
assinaram termo de cooperação para incluir as UCs nos roteiros turísticos do Estado.
É possível fazer test-drive de veículos off road
É possível fazer test-drive de veículos off road
 motos e bicicletas.
motos e bicicletas.