SMA intensifica inscrição no CADEC na Expocatadores

02/12/14 12:34

SMA intensifica inscrição no CADEC na Expocatadores

Os catadores de materiais recicláveis de toda América Latina estão reunidos em São Paulo na 5ª Expocatadores, que vai até quarta-feira, dia 3 de dezembro, no Parque Anhembi, em São Paulo. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA) promove a inscrição no Cadastro de entidades de Catadores de Materiais Recicláveis (CADEC). O secretário Rubens Rizek participou, na segunda-feira, 1 de dezembro, da abertura da exposição.

O CADEC é uma parceria do Governo do Estado de São Paulo com o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis. “É muito importante a adesão das entidades ao cadastro. Por meio dele o acesso à recursos públicos ficarão muito mais fáceis”, explicou o secretário Rubens Rizek.

De acordo com Rizek, “o CADEC vai facilitar que as entidades consigam recursos públicos por meio dos termos de cooperação de Logística Reversa, em acordo com as políticas estadual e nacional de Resíduos Sólidos e nos processos de licenciamento ambiental”.

Além de recursos, o CADEC tem o objetivo de conhecer melhor as entidades e oferecer apoio, como capacitação, suporte à formalização e constituição jurídica, bem como desenvolvimentos de projetos.

A SMA tem um estande na Expocatadores. Além do cadastro, há a distribuição de materiais técnicos e publicações na área de resíduos sólidos, coleta seletiva e educação ambiental.

”A nossa participação tem o objetivo de orientar o público do evento com relação aos procedimentos necessários para o cadastramento no CADEC e suas vantagens. Também faremos o cadastramento in loco dos interessados, além de esclarecer dúvidas a respeito do Plano de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo, recentemente publicado”, afirmou Zuleica Maria de Lisboa Perez, coordenadora de Planejamento Ambiental da SMA.

A 5ª Expo Catadores reúne um público de mais de 3 mil catadores dos  26 estados brasileiros, 14 países da América Latina e Caribe, Ásia, África e Europa. São esperados 4 mil visitantes diários, especialistas em gestão de resíduos sólidos do Brasil e da América Latina.