SMA apresenta demandas de São Paulo ao ministro do Meio Ambiente

15/06/16 17:21

SMA apresenta demandas de São Paulo ao ministro do Meio Ambiente

WhatsApp-Image-20160615 (2)

Suely Arújo, Patrícia Iglecias e Sarney Filho

As ações desenvolvidas na área ambiental pelo Estado de São Paulo estiveram na pauta do encontro entre a secretária do Meio Ambiente Patrícia Iglecias e o ministro Sarney Filho. A reunião, que contou com a participação da presidente do Ibama Suely Araújo, foi realizada na terça-feira, 14 de junho, em Brasília.

Entre os temas debatidos, está a Cota de Reserva Ambiental (CRA), uma espécie de título de uma área de cobertura de vegetação natural em um determinado imóvel que pode ser usado para compensar a ausência de reserva legal em outro. A secretária solicitou maior participação na regulamentação desse mecanismo. Também em debate, a categorização em parque marinho do arquipélago de Alcatrazes, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, para a devida proteção da área.

Mudanças climáticas

Outro tema importante na agenda ambiental – as mudanças climáticas – também foi debatido. A secretária apresentou ao ministro o Protocolo Climático, uma iniciativa de adesão voluntária para estimular as empresas a reduzir emissões de gases de efeito estufa e adotar ações de adaptação às mudanças climáticas.

“Apresentamos a demanda quanto à alocação de recursos financeiros dos fundos instituídos para implementação das políticas de mudanças climáticas, em especial, as de incentivo para a implantação de florestas nativas em áreas de importância para a conservação da água e biodiversidade”, explicou a secretária.

Ações da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), como o Programa Município VerdeAzul (PMVA), que tem o propósito de estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo, foram ainda abordadas.