Publicado o primeiro volume da série Cadernos Ambientais com o tema Águas Subterrâneas

O secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, participou, em 3.11, do lançamento do livro “As Águas Subterrâneas do Estado de São Paulo”, de autoria das geólogas, Sibele Ezaki e Mara Akie Iritani, especialistas do Instituto Geológico - IG, órgão vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SMA. Esse é o primeiro volume de uma série de 18 Cadernos de Educação Ambiental que estão sendo produzidos pela SMA como contribuição na formação de professores do ensino fundamental e médio, de técnicos e pesquisadores.

“O Xico sempre nos instigou a fazermos uma publicação de consulta rápida, com informações sintetizadas, acho que atingimos o objetivo, além de termos tido a honra de produzirmos o primeiro volume a ser lançado”, destacou Ricardo Vedovello, Diretor do Instituto Geológico - IG.

“A divulgação de conhecimento, sobretudo no que se refere aos aqüíferos, sempre foi uma constante nas reuniões mensais que realizamos com técnicos do Departamento de Água e Energia Elétrica - DAEE, da Universidade São Paulo - USP, da Universidade Estadual Paulista - UNESP e da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Nesses encontros técnicos discutimos e trocamos informações sobre pesquisas, definição de normas técnicas e de como divulgar os temas ligados à política estadual de recursos hídricos” informou Sibele Ezaki, geóloga e geógrafa do IG e uma das autoras dessa primeira publicação.

A previsão da SMA é que até o final de 2008 seja lançado o próximo volume “Ecocidadão”, os demais temas da série: Biodiversidade, Desenvolvimento Sustentável, Agricultura Sustentável, Aquecimento Global, Consumo Sustentável, Ecoturismo, Energias Renováveis, Etanol e Biodiesel, Gestão Ambiental, Habitação Sustentável, Licenciamento Ambiental, Lixo Mínimo, Mata Ciliar, Poluição Atmosférica, Unidades de Conservação e Uso Racional da Água, serão lançados no decorrer de 2009. A autoria dos próximos livros caberá aos técnicos do sistema estadual de meio ambiente.

“Esse volume expressa exatamente aquilo que eu sentia que estava faltando – traduzir de forma adequada o que os técnicos conhecem profundamente. Quando assumi a SMA, a primeira “aula” que tive foi da Mara, sobre o aqüífero Guarani, sempre me intrigou saber como se formam os aqüíferos e este livro explica claramente. Eu, como escritor e Secretário do Meio Ambiente, estou muito satisfeito com esse primeiro volume”, disse Graziano.


As autoras Sibele Ezaki e Mara Akie Iritani
As autoras Sibele Ezaki e Mara Akie Iritani
O primeiro de  18 cadernos ambientais
O primeiro de 18 cadernos ambientais
Ricardo Vedovello
Ricardo Vedovello
 Xico Graziano e Malu Freire
Xico Graziano e Malu Freire