Projeto de Pagamento por Serviços Ambientais da SMA é apresentado no Senegal

O Projeto Mina d´Água foi uns dos projetos apresentados no evento Global/DIME/AADAPT Workshop for Impact Evaluation on Agricultural Adaptations, promovido pelo Banco Mundial, entre 26 e 29 de abril, em Dakar, no Senegal.

O objetivo do evento foi discutir ferramentas e estratégias para avaliação dos impactos de projetos de desenvolvimento rural que se encontram em execução em países da América Latina, África e Ásia. Participaram mais de 170 pessoas em delegações de 22 países. Do Brasil compareceram representantes dos Ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário e delegações dos Estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Ceará e São Paulo.
 
A delegação paulista, constituída por Helena Carrascosa von Glehn e Caroline Vigo Cogueto, da CBRN, tratou do Projeto Mina d´Água, primeiro projeto de Pagamento por Serviços Ambientais que integra o componente ecológico previsto no Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II, executado pela CATI/SAA e pela CBRN/SMA.
 
O Plano de Avaliação de Impactos do Projeto Mina d´Água foi discutido em oficina com especialistas do Banco Mundial e de universidades e foi apresentado para os demais participantes do evento em seção plenária.
 
Por meio da implementação do plano espera-se avaliar o efeito dos pagamentos na indução da proteção e recuperação de nascentes, de modo a orientar a utilização deste inovador instrumento de gestão ambiental. As informações que serão obtidas na avaliação servirão para subsidiar o desenho dos próximos projetos de pagamento por serviços ambientais que serão instituídos no âmbito da Política Estadual de Mudanças Climáticas.