Policia ambiental realiza mega operação na zona sul da Capital.

A Polícia Militar Ambiental, em parceria com os especialistas do Departamento de Uso do Solo Metropolitano – DUSM, órgão vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SMA, promoveu uma mega operação nas áreas de mananciais das represas Billings e Guarapiranga, no dia 23.07, através da 2ª Companhia do 1º Batalhão. Com a participação de um  contingente de 29 homens, de 10 viaturas da patrulha rural, de seis embarcações, e o apoio do helicóptero Águia oito, foi possível uma vistoria detalhada terrestre, aquática e aérea.

Como resultados da ação foram emitidos 18 Boletins de Ocorrência de vistoria ambiental, dois Termos Circunstanciados, sendo um de caça de animais silvestres e outro de depósito de materiais “entulho” em área de preservação permanente, seis Autos de Infração Ambiental, cinco por caça ilegal e um pelo depósito de entulho. No total foram abordadas 37 pessoas, além de veículos e embarcações, resultando na apreensão de 500 metros de rede de pesca e uma tarrafa.

A participação do Helicóptero Águia da Polícia Militar foi de grande importância, pois possibilitou a identificação de diversos pontos de invasão - moradias irregulares-, desmatamentos  e de despejo inadequado de lixo, áreas que deverão passar por uma fiscalização mais detalhada nos próximos dias.

“Tais operações serão intensificadas com o objetivo de prevenir e reprimir as infrações ambientais nos reservatórios Billings e Guarapiranga, que abastecem mais de 2 milhões de pessoas” declara o Capitão Navarro, da 2ªCompanhia do 1° Batalhão da Policia Militar Ambiental do Estado.