“Pente Fino Ambiental” começa em Ubatuba e Caraguatatuba

As cidades de Ubatuba e Caraguatatuba receberam nessa terça-feira (03/06), o “Pente Fino Ambiental”, uma das atividades da Semana do Meio Ambiente organizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente. O secretário Xico Graziano transferiu a sua equipe de auxiliares e responsáveis pelas instituições e órgãos vinculados e de apoio à SMA ao Litoral Norte, para “passar um dia inteiro analisando as questões ambientais da região”.

“A idéia da Secretaria do Meio Ambiente era de que pudéssemos nos encontrar e conhecer de perto a agenda ambiental dos municípios”, explicou Graziano, que acredita ser essa a melhor maneira de mostrar para a comunidade como é que a Pasta trabalha. Para isso, representantes da Fundação Florestal, Instituto Florestal, Instituto de Botânica, Instituto Geológico, CETESB, DEPRN, DAIA, CBRN, CPLA, CEA, CRHi e Polícia Ambiental se reuniram com autoridades locais e moradores da região, para debater as questões ambientais e buscar juntos soluções para os problemas.

Para facilitar o diálogo, os participantes do “Pente Fino” foram divididos em grupos para tratar de temas peculiares aos municípios. Em Ubatuba, seis frentes de debate foram montadas: Invasões no Parque Estadual da Serra do Mar; Poluição; Lixo; Programa de Educação Ambiental; Licenciamentos Ambientais; e Pesca Predatória. Estes três últimos também foram pautados em Caraguatatuba, juntamente com os temas: Parques Estaduais e Saneamento.

Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo de Souza César, a ação foi de extrema importância para a cidade, que depende de apoio dos governos estadual e federal para conseguir cumprir as suas metas ambientais. A cidade atrai muitos turistas devido à beleza de suas praias e da natureza conservada. Mas, já sofre problemas com o turismo em massa, invasões no Parque Estadual da Serra do Mar, tratamento de esgoto e destinação do lixo, por exemplo. “Essa é uma oportunidade de aproveitarmos essa equipe de peso para conseguirmos aliar preservação com desenvolvimento”, argumentou o prefeito de Ubatuba.

O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, também considerou o “Pente Fino” uma chance para o município colocar em dia a agenda ambiental do município, buscando formas concretas de melhorá-la. “Viemos aqui para trabalhar. Para, junto com a Secretaria do Meio Ambiente, buscar soluções para os problemas da região”, afirmou.

Polícia Ambiental

A Polícia Militar Ambiental também integrou o “Pente Fino”, fazendo vistorias nos arredores das cidades-sede da ação. Ao todo, 35 policiais, 15 viaturas e um barco foram disponibilizados para fiscalizações em 21 locais.

Como resultado, foram registrados flagrantes de dois desmatamentos em Áreas de Proteção Permanente (APPs) que, juntas, somavam 2.400 metros quadrados de florestas protegidas. Duas pessoas foram presas e três autos de infração foram lavrados, além de um auto de prisão em flagrante por crime contra a fauna.

APAs Marinhas

O diálogo da SMA com as comunidades de Ubatuba também foi marcado por manifestações de representantes dos pescadores, que se mostravam contrários à criação das Áreas de Proteção Ambiental Marinhas. O decreto, que passa por consulta pública, visa garantir a sustentabilidade da vida marinha, bem como da atividade pesqueira e busca combater a pesca predatória, como a de parelha.

Em maio, o secretário Xico Graziano esteve com lideranças de Ubatuba para discutir a questão. As sugestões dos participantes do evento foram consideradas na nova versão do decreto e ficou acordado que a minuta ficaria disponível no site da Secretaria para consulta pública e sugestões. Mais de 70 sugestões já foram enviadas para aprimorar o decreto.

Educação Ambiental

Em Caraguatatuba, 10 alunos eleitos como representantes da Agenda 21 no município estavam presentes e contribuíram para a discussão. A SMA criou na semana passada a Coordenadoria de Educação Ambiental, assim consolidando a proposta do Governo para um Programa Estadual de Educação Ambiental.

Durante o primeiro dia da ação “Pente Fino”, parte da coordenação conversou com professores e educadores dos municípios. O objetivo é incentivar a integração e parceria dos diferentes projetos já existentes nas mesmas bacias hidrográficas, dentro das diretrizes do projeto “Município Verde”.


Equipe de auxiliares e coordenadores de órgãos vinculados À SMA esclareceram dúvidas das comunidades de Ubatuba e Caraguatatuba
Equipe de auxiliares e coordenadores de órgãos vinculados À SMA esclareceram dúvidas das comunidades de Ubatuba e Caraguatatuba
Ação buscou analisar a agenda ambiental dos municípios
Ação buscou analisar a agenda ambiental dos municípios
No bairro Perequê-Açu
No bairro Perequê-Açu
 em Ubatuba
em Ubatuba
 representantes da SMA atendem a população
representantes da SMA atendem a população