Patrulha Ambiental apreende balões em Nazaré Paulista

11/06/12 18:17

Patrulha Ambiental apreende balões em Nazaré Paulista

No feriado junino, equipes da Polícia Militar Ambiental apreenderam itens de fabricação de balão. -Apesar de comum na época, atividade é proibida e pode causar incêndios.

No sábado, 9, duas equipes da Polícia Militar Ambiental (PMA) da Região de Campinas fiscalizaram uma propriedade no município de Nazaré Paulista e constataram a existência de itens para a fabricação de balões. A constatação foi feita durante a realização da Operação “Caça Balão”, realizada nos meses de junho, julho e agosto.

Os artefatos, 15 tochas incendiárias, armação para bandeira, armação para boca de balão, maçarico, botijão de gás, parafinas, cordas, varetas e lanternas de papel, foram encontrados no interior de um galpão da propriedade durante um patrulhamento rural.

Os responsáveis foram autuados por infração ambiental no valor de mil reais e conduzidos ao Distrito Policial de Nazaré Paulista, onde foram adotadas as providências penais. Ainda os materiais foram apreendidos pelos policiais da equipe, Sargento PM Vagner, Cabo PM Ferraz e soldados PM Rafael e PM Carareto.

A Operação “Caça-Balão” é uma realização da Polícia Militar Ambiental em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (SMA) e tem como objetivo prevenir e reprimir os atos de fabricação, transporte, comercialização e soltura de balões para combater os incêndios florestais

A soltura de balões é muito comum nessa época do ano, devido as comemorações juninas, no entanto as conseqüências são muito graves.  A atividade é proibida, considerada crime ambiental, e com pena de um a três anos de detenção mais multa.

Texto e fotografia: Polícia Militar Ambiental