Patrícia Iglecias é homenageada com medalha da Defesa Civil

24/02/15 18:13

Patrícia Iglecias é homenageada com medalha da Defesa Civil

A secretária estadual do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, recebeu hoje (terça-feira, 24/2) a medalha da Defesa Civil, em cerimônia realizada no gabinete da Casa Militar, no Palácio dos Bandeirantes. Ela foi uma das 15 pessoas homenageadas, pela sua colaboração expressiva com as ações da Defesa Civil no estado.

“Sinto-me honrada com esta homenagem, que vai ao encontro das nossas pesquisas no Ceped (Centro de Estudos em Pesquisas sobre Desastres), na USP ( Universidade de São Paulo), do qual sou vice-coordenadora, e que presta importante colaboração com a Defesa Civil”, disse a secretária.

Segundo ela, além de pesquisas sobre os sistemas de composição das áreas afetadas por desastres, o órgão da USP, formado a pedido do governador Geraldo Alckmin, realiza cursos preparatórios de voluntários, para que possam lidar com eventos extremos. “Considero fundamental a ação articulada da Defesa Civil e da sociedade, que deve estar preparada para fazer um trabalho preventivo”.

Em breve discurso, após receber a medalha do coronel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira, secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, Patrícia Iglecias lembrou que a Defesa Civil do Estado de São Paulo surgiu há 39 anos em razão de graves ocorrências. Nesse ponto, a secretária fez referência às intensas chuvas e deslizamentos de encostas, em 1967, em Caraguatatuba (litoral norte), e aos incêndios dos edifícios Andraus (1972) e Joelma (1974).

O coronel José de Oliveira manifestou, em seguida, “sentimento de gratidão” com as parcerias, especialmente com a Secretaria do Meio Ambiente, “que fazem com que a Defesa Civil de São Paulo receba certificação internacional”. Acrescentou que o treinamento da população é uma prioridade.

Outros condecorados

O secretário particular do governador, Cláudio Matarazzo; o secretário de Planejamento e Gestão, Marcos Antônio Monteiro, e o diretor do Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres), tenente-coronel PM Élcio Alves Barbosa, também receberam a medalha, além de coordenadores regionais de Defesa Civil.

A medalha foi instituída pelo Decreto nº 26.856, de 6 de março de 1987, para as pessoas que prestam “relevantes serviços à sociedade em ações de defesa civil”.