Parque do Belém será palco para a 2ª Festa Cultural do Carnaval Andino

04/04/13 14:40

Parque do Belém será palco para a 2ª Festa Cultural do Carnaval Andino

A 2ª Festa Cultural de Carnaval Andino (YUNSA 2013) será realizada no dia 7 de abril, das 10h às 19h, no Parque do Belém. O Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante/CDHIC, a Associação Latino Americana de Arte e Cultura Andina/ALAC e o Consulado do Peru estão promovendo o evento.

É esperado um público de mais de sete mil pessoas, entre comunidades de imigrantes e brasileiros interessados em conhecer a riqueza da arte, cultura, folclore, culinária e tradições dos povos andinos. Além disso, haverá uma barraca de informações sobre regularização migratória, Acordo de Livre Trânsito e Residência do Mercosul e direitos dos imigrantes.

De acordo com a organização do evento, o termo Yunsa significa: “cortamonte”, ou seja, derrubar a árvore para colher os frutos. É uma apologia à Mãe-Terra, que tudo nos dá. Tradicionalmente, se realiza nas regiões de Apurimac, Huancayo, Cajamarca e em outras regiões do Peru.

Um dos princípios básicos do CDHIC é a valorização da diversidade cultural, buscando uma melhor compreensão do outro e favorecendo a multiplicidade de valores. Nesse sentido, visa promover e apoiar eventos culturais que possibilitem a visibilidade e divulgação das questões que permeiam a vida dos imigrantes, bem como a sensibilização dos brasileiros para a riqueza e diversidade cultural da comunidade andina e peruana.

A Yunsa é também uma oportunidade de integração entre famílias de imigrantes que residem em São Paulo. Os peruanos estão entre os imigrantes com maior presença atualmente em São Paulo, juntamente com paraguaios e bolivianos.

O Parque do Belém fica na avenida Celso Garcia, 2231, Tatuapé, São Paulo/SP.

Confira aqui a programação completa.

Fotos: Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante – CDHIC.