Parceria com o WWF-Brasil apoiará gestão de unidades de conservação públicas e privadas

29/07/13 11:10

Parceria com o WWF-Brasil apoiará gestão de unidades de conservação públicas e privadas

Parque Estadual da Ilha Anchieta - Trilha do Saco Grande

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SMA e o WWF-Brasil mais uma vez unem esforços em prol da sustentabilidade e da conservação do patrimônio natural paulista. As duas instituições assinarão, no próximo dia 1º de agosto, convênio que visa apoiar a gestão e o desenvolvimento de unidades de conservação. 

O convênio tem dois objetos bem definidos: o primeiro, foca na estruturação do uso público em cinco unidades de conservação administradas pela Secretaria do Meio Ambiente, por meio da Fundação Florestal e do Instituto de Botânica – parques estaduais Ilha Anchieta, Campos do Jordão, Cantareira, Serra do Mar e Fontes do Ipiranga; o segundo, foca no apoio à gestão sustentável das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) do estado de São Paulo. 

No tocante à estruturação de uso público nos parques estaduais, o convênio visa fortalecer e consolidar o Programa Trilhas de São Paulo, da SMA, que é um agente estruturador e disseminador do ecoturismo nas unidades de conservação administradas pela SMA. 

Já o apoio às RPPNs, consiste na formulação de estratégias de estímulo à criação de novas reservas e no apoio aos proprietários das já existentes, através de projetos e propostas que auxiliem a sua gestão de forma sustentável em áreas identificadas como prioritárias. 

A gestão eficiente dessas unidades de conservação, sejam elas públicas ou privadas, contribuirá para o alcance de seus objetivos de conservação, assegurando a manutenção da biodiversidade, dos serviços ambientais e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população, além de representar passos concretos do Estado de São Paulo para o atendimento às Metas de Aichi da Convenção sobre Diversidade Biológica. 

Serviço

Assinatura do Convênio SMA/WWF – 1º de agosto de 2013, às 15h

Local: Jardim Botânico de São Paulo

Avenida Miguel Stéfano, 3031, Água Funda, São Paulo/SP

Mais informações: (11) 3133 3368