Operação Corta-Fogo foi tema de oficina para as RPPN paulistas

13/06/16 13:56

Operação Corta-Fogo foi tema de oficina para as RPPN paulistas

A atividade aconteceu na RRPN Rio dos Pilões, em Santa Isabel, e reuniu integrantes de 20 RPPN de todo o estado de São Paulo.

RPPN Interna 01
No sábado, 11/6, a Secretaria do Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Fiscalização Ambiental e da Fundação Florestal, o Corpo de Bombeiros e a Federação das Reservas Ecológicas Particulares do Estado de São Paulo (Frepesp) se juntaram para realizar a oficina Boas Práticas de Prevenção e Combate a Incêndios: fortalecendo a articulação e a proteção das RPPN Paulistas.

A atividade, que aconteceu na RPPN Rio dos Pilões, no município de Santa Isabel, faz parte das ações do Plano de Trabalho do Convênio firmado entre a SMA, a Fundação Floresta e e a Frepesp e se baseia na regulamentação do Plano de Apoio à Proteção das RPPN, instituído pela Resolução SMA 80/2015, em articulação com a Operação Corta-Fogo.

O objetivo da oficina foi compartilhar iniciativas das diversas instituições, seja dos órgãos envolvidos, seja das próprias RPPN, para incentivar e fortalecer a gestão das RPPN no que tange às ações voltadas à prevenção e ao combate aos incêndios florestais.

O encontro contou a presença de Paulo Almeida, diretor executivo da Fundação Florestal, que destacou a importância da conservação voluntária realizada pelos proprietários e, com o Coordenador de Fiscalização Ambiental, Sergio Marçon, que acompanhou os trabalhos durante todo o dia e reforçou a necessária articulação e inserção das RPPN nas iniciativas desenvolvidas no âmbito da SMA, como o caso da Operação Corta Fogo. Também esteve presente e apresentou os trabalhos desenvolvidos na RPPN Reserva Ecológica Amadeu Botelho, o presidente da Frepesp, Toni Carioba.

Participaram da atividade 20 RPPN paulistas de todo o Estado, que puderam, ainda, assistir à apresentação das ações desenvolvidas na RPPN Renópolis, de Santo Antonio do Pinhal, que destacou os riscos de fogo na unidade e os aceiros, trilhas, sinalização e treinamento realizados para preveni-los; e o trabalho de articulação com a comunidade do entorno, realizado pelo programa Floresta Vivia da RPPN Entre Rios, mantida pela empresa Suzano Papel e Celulose.

O encontro promoveu a troca de experiências e abriu espaço para o diálogo entre proprietários e Governo do Estado de São Paulo a fim de pensar em novas possibilidades de parceria e ampliar ações para fortalecer a proteção das RPPN. No período da tarde, a equipe de funcionários e brigadistas da RPPN Rio dos Pilões preparou uma simulação especial de combate ao fogo, apresentando os equipamentos e algumas situações a serem vivenciadas em campo.

RPPN Interna 02