Oficinas para bebês e show de rock são destaque na agenda de fim de semana dos parques

21/06/13 15:23

Oficinas para bebês e show de rock são destaque na agenda de fim de semana dos parques

  • PARQUE ÁGUA BRANCA

Crianças durante as oficinas do Espaço Leitura que acontecem até o fim de junho

 Neste fim de semana, a Equipe Casa do Brincar, juntamente com o Espaço Leitura, oferece as oficinas Movimento Bebê, com a intenção de criar situações onde as crianças possam explorar espaços e conhecer melhor seu corpo, desenvolvendo habilidades motoras.

 No sábado, às 15h, espetáculo teatralAfeitado”, apresentado pelo ator César Lopes, do Grupo Namakaka. A peça que tem como tema o afeto apresenta um anti-herói que decide encontrar parceiros para ajudá-lo a realizar suas peripécias e manipular suas traquitanas.

 No domingo, 23/06, às 11h, o Espaço de Leitura encerra o Movimento Bebê com a vivência artística “Artes para bebês”. A oficina possibilita a exploração artística com a finalidade de que os bebês tenham uma experiência sensorial e criativa. Já às 15h, o Grupo Caixa de Imagens realiza intervenção artística “É Agora?”. O espetáculo propõe uma intervenção urbana que coloca o público diante de duas artes, o teatro e o cinema.

FEIRA DE TROCAS DE LIVROS

Você tem um livro que gostou, mas que já está na hora de outra pessoa ler? Ou quer começar a ler um novo? Venha renovar seus livros.  Além de trocar livros, você também pode deixar uma carta para o próximo leitor da sua obra doada.

*Livros didáticos, religiosos e enciclopédias, não participam.

Quando: todos os domingos

Horário: das 12h às 17h30

MAIÚSCULOS E MINÚSCULOS

Todos os sábados, o educativo do Espaço de Leitura propõe atividades a partir de um item do acervo. Crianças, familiares e amigos são convidados a participar das brincadeiras, leitura, conversa e criação.

Quando: todos os sábados

Horário: das 13h às 14h30

LOCALIZAÇÃO
Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca
Fone/fax: (11)3865 4130 / 3865 4131
Funcionamento: 6h às 22h.
  

  • PARQUE VILLA-LOBOS

A banda Grande Rock se apresenta neste fim de semana no parque Villa-Lobos

O anfiteatro do parque recebe neste fim de semana três atrações pelo projeto Arte no Parque:

No sábado (22), a partir das 15h, o palco será ocupado pelas bandas de rock Mengroove e Grande Rock. Já no domingo às 11h, quem se apresenta é a banda de pop/rock Iuhuless.

Gratuitas, as atrações possibilitam aos apaixonados por musica conhecer as bandas que compões o senário independente do rock brasileiro.

 

 

 

 

LOCALIZAÇÃO

Endereço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 1025 – Alto de Pinheiros
Fone/fax: (11) 3023 0316 / 3021 6137
Funcionamento: 5h30 às 19h / 5h30 às 20h (horário de verão)
Informações:
http://www.ambiente.sp.gov.br/parquevillalobos

 

Quer saber quais são as programações fixas dos parques próximos da sua região?

Separamos uma programação especial para você aproveitar e conhecer o que rola de melhor nos parques urbanos da região metropolitana de São Paulo.

Em todas as regiões, você encontra grandes espaços verdes, com o intuito de propiciar recreação e lazer aos seus visitantes.

A grande vantagem dos parques urbanos é propor aos moradores de metrópoles a opção de visitar áreas naturais, com paisagens verdes, sem a necessidade de percorrer grandes distâncias. É neles que grande parte da população urbana desenvolve sua relação com a natureza, o que faz deles uma importante ferramenta para conscientização ambiental.

 

PARQUE DA JUVENTUDE

Endereço: Avenida Zachi Narchi, 1039
Fone/fax: (11) 2251 2706
Funcionamento: área verde das 6h às 19h
área esportiva: 6h às 24h.

Os visitantes tem a disposição dez quadras poliesportivas (sendo duas de tênis e oito de voleibol), estações de ginástica, basquetebol, estacionamento, ciclovia, quadras de handebol e futsal, pistas de skate, caminhada e corrida.

O parque conta com empréstimo de materiais esportivos como bolas de futsal, vôlei, handebol, basquete, raquetes e bolinhas de tênis, raquetes e bolinhas de tênis de mesa, jogos de dama e xadrez.

 

PARQUE VILLA-LOBOS
Endereço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 1025 – Alto de Pinheiros
Fone/fax: (11) 3023 0316 / 3021 6137
Funcionamento: 5h30 às 19h / 5h30 às 20h (horário de verão)
Informações:
http://www.ambiente.sp.gov.br/parquevillalobos

Além das atrações culturais, o Parque Villa-Lobos possui ciclovia, quadras poliesportivas, campo de futebol de areia e gramado, quadras de basquete e tênis, pista de corrida e caminhada, sanitários, aluguel de bicicletas, lanchonete e estacionamento. A área de lazer inclui ainda aparelhos para ginástica, tabelas de basquete de rua e um anfiteatro aberto com 750 lugares.

Na visita, não deixe de experimentar atrações diferenciadas. O Vai pela sombra – trilha feita de pedriscos que percorre os principais bosques do parque é uma boa opção para quem faz caminhada ou corre, pois reduz o impacto nas articulações. Outra opção é o Circuito das Árvores – passarela elevada para quem gosta de apreciar espécies de árvores e aves.
Há ainda o Orquidário Ruth Cardoso – orquidário de 523 m², cercado por um espelho- d’água e abriga uma exposição permanente com 450 orquídeas de mais de 150 espécies que florescem em diferentes épocas do ano.

 

PARQUE ÁGUA BRANCA

Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca
Fone/fax: (11)3865 4130 / 3865 4131
Funcionamento: 6h às 22h.

O parque possui áreas para alongamento, pista de caminhada e corrida, espaço de ginástica, sanitários, espaço para piquenique, estacionamento. Um playground, com brinquedos para crianças de até dez anos de idade, também está disponível. Na Praça do Idoso, o público da terceira idade encontra equipamentos de ginástica para a prática de atividade física.

O acesso ao parque é fácil (próximo ao terminal Barra Funda). No parque, o visitante pode se surpreender ao ver alguns animais soltos, como pavões, patos, galinhas e galos, galinhas-d’angola e gansos.

O Museu Geológico, também no local, tem exposições permanentes que são mantidas pelo Instituto Geológico. A Casa de Caboclo é uma réplica das residências da zona rural, onde o visitante pode experimentar a Cavaca, uma broa de milho assada na chapa do fogão a lenha.

Além dessas atrações, quem visita o parque pode conhecer as espécies de peixes mais importantes dos rios do estado no Aquário. O Relógio do Sol é outra atração interessante. Ele marca a passagem do tempo nos diversos países, por meio da observação da posição do sol.

O parque possui ainda uma Arena, um Centro de Referência em Educação Ambiental e outros espaços para exposições e feiras.

 

ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO

Endereço: Avenida Miguel Estéfano, 4241 – Água Funda
Fone: (11) 5073 0811 / Fax: (11) 5058 0564
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h (fechamento da bilheteria às 16h30).
Informações:
http://www.zoologico.com.br/

 Por meio da exibição de mais de 3.000 animais, representados por espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e invertebrados, o Zoológico de São Paulo promove a conscientização do público sobre as diversas formas de vida na Terra.

 

PARQUE DO BELÉM
Endereço: Avenida Celso Garcia, 2231 – Belém
Fone/fax: (11) 2081 2441
Funcionamento: 6h às 20h.

O Parque conta com quadras poliesportivas, dois quiosques para venda de alimentos e bebidas, ciclovia, pista de corrida e caminhada, pista de skate, duas áreas para ginástica, estacionamento, fraldário, praças de estar e equipamentos de ginástica para a terceira idade e dois parques infantis.

Há ainda uma Fábrica de Cultura com cursos de iniciação artística para jovens de oito a 19 anos e um auditório com capacidade para 270 pessoas.

 

PARQUE GABRIEL CHUCRE

Endereço: Rua da Consolação, 505, Vila Gustavo Correia – Carapicuíba – SP
Fone: (11) 4183 5254
Funcionamento: 6h às 20h. 

O parque está equipado para oferecer o melhor aos usuários, de todas as faixas etárias. Para a prática esportiva, são cinco quadras poliesportivas, quadra de areia, três quadras de tênis, pista circuito de skate, dois campos de bocha, pista de cooper, ciclovia e três estações de ginástica.

Além de equipamentos de lazer, o parque dispõe de nove quiosques e dois playgrounds. Tem ainda centro de educação ambiental, centro cultural, centro de eventos e centro de convivência. O local possui lanchonete e estacionamento para 210 carros.

Os usuários poderão usufruir da Praça da Proa, que inclui uma gigantesca pérgula em forma de asa delta, cuja ponta é direcionada para a nascente do rio, em Salesópolis; do Circuito do Tietê, percurso sinuoso de água, rodeado por pedras tiradas das obras da Linha Amarela do Metrô e que representam alguns dos municípios banhados pelo Tietê, além de uma espécie de prainha que servirá de diversão para os usuários do parque nos dias quentes; e do Circuito dos Pneus, um símbolo da grande quantidade de lixo encontrada no rio, com o intuito de alertar os frequentadores sobre os maus-tratos por ele sofridos.

Ainda será possível usufruir da Praça do Mirante, espaço de articulação entre os dois caminhos centrais do parque, que possui um grande palco voltado para o seu interior, além de arquibancada com visão para a pista de skate e para as quadras.

 

PARQUE POMAR URBANO

Endereço: Avenida Guido Caloi, 551 – Jardim São Luís
Fone/fax: (11) 5892 2655 / 5897 3211
Funcionamento: 8h às 17h.

A ciclovia do rio Pinheiros, com15 km de extensão, administrada pela CPTM é uma das atrações do local. Além disso, o parque oferece serviços como aluguel de bicicletas, aulas de tênis e lanchonetes.

 

PARQUE GUARAPIRANGA

Endereço: Estrada do Riviera, 3286
Fone/fax: (11) 5517 6707
Funcionamento: de terça a domingo, das 8h às 17h.

O parque conta com estacionamento para carro e ônibus, bicicletário, fraldário, pista de cooper, biblioteca, viveiro de plantas, um centro esportivo que conta com quadras de futebol de salão, basquete/vôlei, um campo de futebol society, um campo oficial e uma academia popular para musculação.

Um dos atrativos especiais do parque é a Trilha da Vida, que promove uma experiência extremamente intensa de interatividade com o meio ambiente. O visitante, não importando sua idade ou condicionamento físico, o percorre com os olhos vendados e pés descalços, sob a orientação de um monitor que estimulará a utilização do paladar, do olfato, do tato e da audição.

 

HORTO FLORESTAL

Endereço: Rua do Horto, 931 – Horto Florestal
Fone/fax: (11) 2232 3117
Funcionamento: 6h às 18h / 6h às 19h (horário de verão)

O Parque Estadual Alberto Löfgren, apesar de localizado em área urbana, mantém extensas áreas de Mata Atlântica, constituindo uma importante referência para a população paulistana.

Localizado na zona norte da Capital, ocupa área de 174 hectares. O Horto Florestal oferece ao visitante um contato direto com a natureza, com fauna e flora diversificadas. Há palco para eventos, área de piquenique, playground, pista de cooper, equipamentos de ginástica, bicas de água potável, lagos e o Museu Florestal. Abriga, ainda, o Palácio de Verão do Governo do Estado.