O que fazer neste feriado nos parques de SP

22/01/13 14:49

O que fazer neste feriado nos parques de SP

São Paulo comemora 459 anos nesta sexta-feira, 25, e quem ganha o presente é você. Separamos uma programação especial para comemorar o aniversário da cidade e conhecer o que rola de melhor nos parques urbanos da região metropolitana de São Paulo.

A programação continua no sábado e domingo, 26 e 27. Em todas as regiões você encontra grandes espaços verdes localizados em áreas urbanizadas de uso público, com o intuito de propiciar recreação e lazer aos seus visitantes.

A grande vantagem dos parques urbanos é propor aos moradores de metrópoles a opção de visitar áreas naturais, com paisagens verdes, sem a necessidade de percorrer grandes distâncias. É neles que grande parte da população urbana desenvolve sua relação com a natureza, o que faz deles uma importante ferramenta para conscientização ambiental.

PARQUE VILLA-LOBOS
Endereço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 1025 – Alto de Pinheiros – São Paulo – SP
Fone/fax: (11) 3023 0316 / 3021 6137
Funcionamento: 5h30 às 19h / 5h30 às 20h (horário de verão)
Informações: http://www.ambiente.sp.gov.br/parquevillalobos

Que tal aproveitar o feriadão para curtir um belo show, grátis, no Parque Villa Lobos?
A celebração dos 459 anos da capital paulista começa às 11h30 com apresentação da big band Trupe Chá de Boldo, que recebe os cantores Anelis Assumpção, Thiago Pethit e Léo Cavalcante.

A partir das 15h, a festa fica por conta de Simoninha, Ully Costa, Rael da Rima e a banda Bixiga 70. O encontro faz parte do programa Cultura Livre SP, que leva atividades culturais aos parques de São Paulo.

Além das atrações culturais, o Parque Villa-Lobos possui ciclovia, quadras, campos de futebol, “playground” e bosque com espécies de Mata Atlântica. A área de lazer inclui ainda aparelhos para ginástica, pista de cooper, tabelas de basquete de rua e um anfiteatro aberto com 750 lugares, sanitários adaptados para deficientes físicos e lanchonete.

Na visita, não deixe de experimentar atrações diferenciadas como o Vai pela sombra – trilha feita de pedriscos que percorre os principais bosques do parque. É uma boa opção para quem faz caminhada ou corre, pois reduz o impacto nas articulações. Circuito das Árvores – passarela elevada para quem gosta de apreciar espécies de árvores e aves.
Orquidário Ruth Cardoso – o orquidário de 523 m² é cercado por um espelho d’água. A estufa em formato de oca abriga uma exposição permanente com 15 mil vasos de orquídeas floridas.

Confira mais atrações:
Micth Henry & Black Snake- Sábado, 26, às 15h
A banda Mitch Henry and Black Snake foi idealizada em 2007 pelo guitarrista e vocal Mitch Henry tem como proposta de executar clássicos do Blues e composições próprias.

Versão Brasileira – Domingo, 27, às 11h
A banda trilha seu caminho ao som das mais belas músicas já consagradas pelo grande público, numa mistura bem brasileira e contagiante.

Olivia Genesi – Domingo, 27, às 15h
Cantora, compositora e produtora musical, Olivia tem em sua formação piano, canto, jazz, música oriental, rock e música brasileira.

ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO
Endereço: Avenida Miguel Estéfano, 4241 – Água Funda – São Paulo – SP
Fone: (11) 5073-0811 / Fax: (11) 5058-0564
Funcionamento: de terça a domingo, das 09h às 17h (fechamento da bilheteria às 16h30).
Informações: http://www.zoologico.com.br/

Para quem prefere fazer a festa soltando a imaginação, a equipe do zoológico de São Paulo, preparou duas atividades educativas.

A primeira opção é a Era uma vez. Uma apresentação de teatro de fantoches, onde crianças e adultos viajam por um caminho cheio de descobertas, sentimentos e emoções. As apresentações serão às 13h e às 15h, na Alameda Urso.

Apresentação com animais. Uma apresentação na qual os visitantes poderão saber um pouco mais sobre os animais. Durante a atividade, o educador do Zoo tira dúvidas do público e o participante tem a oportunidade de estar mais perto de um animal. As apresentações serão às 11h e às 14h, na Alameda Urso.

Por meio da exibição de mais de 3.000 animais, representados por espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e invertebrados, o Zoológico de São Paulo promove a conscientização do público sobre as diversas formas de vida sobre a Terra.

PARQUE ÁGUA BRANCA
Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca
Fone/fax: (11)3865-4130 / 3865-4131
Funcionamento: 6h às 22h

Para quem procura sair da rotina e se exercitar ao ar livre o parque da água branca oferece uma programação fixa de eventos. Confira aqui a programação do parque.

O parque possui áreas para alongamento, pista de caminhada, corrida, espaço de ginástica, sanitários, alimentação e estacionamento. Um playground, com brinquedos para crianças de até dez anos de idade, também está disponível. Na Praça do Idoso, o público da terceira idade encontra equipamentos de ginástica para a prática de atividade física.

De fácil acesso – fica próximo ao terminal Barra Funda – o visitante pode se surpreender ao ver alguns animais soltos pelo parque, como pavões, patos, galinhas e galos, galinhas de angola e gansos.

O Museu Geológico, também no local, tem exposições permanentes que são mantidas pelo Instituto Geológico. A Casa de Caboclo é uma réplica das residências da zona rural, onde o visitante pode experimentar a Cavaca, uma broa de milho assada na chapa do fogão a lenha.

Além dessas atrações, quem visita o parque pode conhecer as espécies de peixes mais importantes dos rios do estado no Aquário. O Relógio do Sol é outra atração interessante. Ele marca a passagem do tempo nos diversos países, por meio da observação da posição do sol.

O Parque possui ainda uma Arena, um Centro de Referência em Educação Ambiental e outros espaços para exposições e feiras.

PARQUE DA JUVENTUDE
Endereço: Avenida Zaki Narchi, 1039
Fone/fax: (11) 2251 2706
Funcionamento: Área verde das 6h às 19h
Área Esportiva: 6h às 24h

O Parque possui dez quadras poliesportivas (sendo duas de tênis e oito para voleibol, basquetebol, handebol e futsal) e pistas de skate, patins, caminhada e corrida.

O parque conta com empréstimo de materiais esportivos como bolas de futsal, vôlei, handebol, basquete, raquetes e bolinhas de tênis, raquetes e bolinhas de ping pong, jogos de dama e xadrez.

PARQUE DO BELÉM
Endereço: Avenida Celso Garcia, 2.231 – Belém – São Paulo
Fone/fax: (11) 2081 2441
Funcionamento: 6h às 20h

O Parque conta com quadras poliesportivas, dois quiosques para venda de alimentos e bebidas, ciclovia, pista de corrida, pista de skate, duas áreas para ginástica, praças de estar e equipamentos para ginástica para a terceira idade e dois parques infantis.

Há ainda uma Fábrica de Cultura com cursos de iniciação artística para jovens de 8 a 19 anos e um auditório com capacidade para 270 pessoas.

PARQUE GABRIEL CHUCRE
Endereço: Rua da Consolação, 505, Vila Gustavo Correia – Carapicuíba – SP
Fone: (11) 2081 2441
Funcionamento: 6h às 20h

 

No domingo, 27, o Parque Gabriel Chucre vai trazer uma grande onda de cultura e diversão. Isto, porque o parque promove através dos Coletivos Artísticos do município de Carapicuíba Cia de Artes Balu, cultural, Raiz da vida e Teria Urbano, o primeiro Circuito Cultural do parque.

 

A festa começa às 13h, na Praça do Mirante, onde o coletivo Leggo Sound System monta uma parede de aparelhagem e tocam, em disco de vinil para o público do parque.

 

No Centro de Convivência, a diversão fica por conta da Cia de Artes Balú, que vem com uma amostra de Arte Contemporânea e sarau artístico misturando várias linguagens como poesia, teatro, artes plásticas, circo e dança.

O parque está equipado para oferecer o melhor aos usuários, de todas as faixas etárias. Para a prática esportiva, são cinco quadras poliesportivas, quadra de areia, três quadras de tênis, pista circuito de skate, dois campos de bocha, pista de cooper, ciclovia e três estações de ginástica.

Além de equipamentos de lazer, o parque dispõe de nove quiosques e dois playgrounds. Tem ainda centro de educação ambiental, centro cultural, centro de eventos e centro de convivência. O local possui lanchonete e estacionamento para 210 carros.

Os usuários poderão usufruir da Praça da Proa, que incluiu uma gigantesca pérgula em forma de asa delta, cuja ponta é direcionada para a nascente do rio, em Salesópolis; do Circuito do Tietê, percurso sinuoso de água, rodeado por pedras tiradas das obras da Linha Amarela do Metrô e que representam alguns dos municípios banhados pelo Tietê, além de uma espécie de prainha que servirá de diversão para os usuários do parque nos dias quentes; e do Circuito dos Pneus, um símbolo da grande quantidade de lixo encontrada no rio, com o intuito de alertar os frequentadores sobre os maus tratos por ele sofridos.

Ainda será possível usufruir da Praça do Mirante, espaço de articulação entre os dois caminhos centrais do parque, que possui um grande palco voltado para o seu interior, além de arquibancada com visão para a pista de skate e as quadras.
PARQUE POMAR URBANO
Endereço: Avenida Guido Caloi, 551 – Jardim São Luís – São Paulo
Fone/fax: (11) 5892 2655 / 5897 3211
Funcionamento: 08h às 17h

O jardim que mudou a cara da marginal do Rio Pinheiros é uma excelente opção de lazer. Há instalações de uma estação de tratamento de água pelo processo de flotação, uma área para compostagem e produção de adubo, uma estufa onde é possível aprender a fazer mudas, um minhocário e ainda um orquidário.

A ciclovia do Rio Pinheiros, com 15 km de extensão, administrada pela CPTM é uma das atrações do local.

PARQUE GUARAPIRANGA
Endereço: Estrada do Riviera, 3.286 – São Paulo – SP
Fone/fax: (11) 5517 6707
Funcionamento: de terça a domingo, das 8h às 17h

Planejado para criar o mínimo de impacto possível ao meio ambiente, do Infocentro à Brinquedoteca, do Museu do Lixo ao Programa de Educação Ambiental e do Anfiteatro ao Salão Oval, o Parque Ecológico do Guarapiranga proporciona aos visitantes atividades diversas em meio à vegetação.

HORTO FLORESTAL
Endereço: Rua do Horto, 931 – Horto Florestal
Fone/fax: (11) 2232 3117
Funcionamento: 6h às 18h / 6h às 19h (horário de verão)

O Parque Estadual Alberto Löfgren, apesar de localizado em área urbana, mantém extensas áreas de Mata Atlântica, constituindo uma importante referência para a população paulistana.

Localizado na Zona Norte da Capital, ocupa área de 174 hectares. O Horto Florestal oferece ao visitante um contato direto com a natureza, com fauna e flora diversificadas. Há palco para eventos, área de piquenique, playground, pista de cooper, equipamentos de ginástica, bicas de água potável, lagos e o Museu Florestal. Abriga, ainda, o Palácio de Verão do Governo do Estado.