Na vanguarda, São Paulo articula economia de baixo carbono

O Estado de São Paulo saiu na frente e começou a discutir com a sociedade, o setor privado e as Organizações Não Governamentais – ONGs um novo modelo econômico e de desenvolvimento para o Brasil. A abertura da 1ª Bolsa Internacional de Negócios da Economia Verde – BINEV, aconteceu na noite de 30.11, na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo – FECOMERCIO.

A cerimônia de abertura contou com a presença dos secretários estaduais do Meio Ambiente, Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo, e Desenvolvimento, Luciano de Almeida, além da participação do secretário adjunto do Meio Ambiente e idealizador do evento, Casemiro Tércio Carvalho, da diretora de administração do SEBRAE, Regina Bortolomeu, do presidente da Agência de Fomento do Estado de São Paulo – Nossa Caixa Desenvolvimento, Milton Luiz de Melo Santos, e do diretor presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, Fernando Rei.

Tércio lembrou que a crise gera uma oportunidade. "Precisamos enfrentar as questões das mudanças climáticas e melhorar a qualidade de vida das pessoas, cuidando do meio ambiente. Para isso, precisamos ter um uso eficiente das nossas matérias primas, economizando recursos naturais e otimizando a utilização dos recursos renováveis", declarou.

O presidente da Agência de Fomento lembrou a importância da criação do banco de desenvolvimento. "Nosso objetivo é apoiar a pequena e média empresa, investindo em novas tecnologias, buscando adequar o processo produtivo às questões ambientais sem deixar de produzir", disse Milton Luiz.

Fernando Rei destacou o lançamento do 1º Inventário de Gases de Efeito Estufa do Estado de São Paulo: emissões de 2005. "É um documento para pautar a sociedade nessa busca por uma economia verde. Setor privado e governo vão nortear suas ações e planejamento dentro desse processo", afirmou.

Programação

Durante os quatro dias de evento haverá palestras, mostras de tecnologias, casos de sucesso e bolsa de negócios sobre os temas: agricultura e florestas, construção civil sustentável, energias renováveis, indicadores para economia verde, instrumentos econômicos, saneamento ambiental, tecnologias verdes, transportes sustentáveis e turismo.

O evento contará com mais de 100 palestrantes. Entre eles, Scott Thompson, ministro adjunto da Divisão de Políticas Legislativas e Planejamento do Ministério dos Transportes de Ontário; Mark Lundell, do Banco Mundial; Michael Renner, Worldwatch Institute; Luc Bas, The Climate Group e Hervé Martin, cehefe da LIFE – Ambiente e Eco-inovação da direção geral de ambiente da Comissão Européia.

 


Assinatura da Aliança pela Economia Verde
Assinatura da Aliança pela Economia Verde
Pedro Ubiratan na abertura da 1ª BINEV
Pedro Ubiratan na abertura da 1ª BINEV
Casemiro Tercio na cerimônia de abertura
Casemiro Tercio na cerimônia de abertura
Fernando Rei
Fernando Rei
 presidente da CETESB
presidente da CETESB
Luciano de Almeida
Luciano de Almeida
 secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo
secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo