Mais de 40 cidades participam de Encontro de Educação Ambiental

A educação ambiental como método de sensibilização para que as pessoas atuem a favor do meio ambiente foi tema de discussão nesta terça-feira, 17.11, em Araçatuba. Estavam presentes 257 educadores e autoridades, de 44 municípios, que conheceram melhor as bases do Projeto Ambiental Estratégico Criança Ecológica e trocaram experiências entre os municípios que já estão desenvolvendo a idéia. “A melhor maneira de fazer isso é educando as crianças e nós, do Governo do Estado de São Paulo estamos fazendo isso por meio do projeto Criança Ecológica”, afirmou o secretário estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano.

No evento, técnicos CEA - Coordenadoria de Educação Ambiental, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente – SMA, explicaram que a educação ambiental assegurará o futuro. “Resolver o problema do lixo, melhorar a coleta e o tratamento de esgoto, cuidar das nossas matas ciliares, melhorar a arborização das cidades e combater a poluição cabe aos adultos. No entanto, a lição de casa não garante o futuro, apenas a educação vai construir um mundo melhor”, enfatizou Graziano. O Criança Ecológica é voltado para crianças do 5º ano do Ensino Fundamental I e objetiva sensibilizar e despertar nas crianças atitudes capazes de contribuir com a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente.
 
Durante o Encontro, as Prefeituras de Araçatuba, Lins e São José do Rio Preto assinaram um protocolo de intenções para implantação do projeto nas cidades. “Nós estamos aqui compondo uma parceria necessária para conseguir tudo aquilo que nosso planeta precisa. Se tem uma coisa que pode ajudar a mudar os nossos parâmetros de vida é a educação. Essa é uma iniciativa importante para a sobrevivência da humanidade e nós vamos investir nisso em parceria com o Governo do Estado”, disse Cido Sério, prefeito da cidade anfitriã. Esse foi o penúltimo Encontro de Educação Ambiental realizado esse ano. No próximo dia 24, acontece mais uma reunião em Capão Bonito.
Mais informações sobre o projeto Criança Ecológica no site http://www.criancaecologica.sp.gov.br

Secretário Xico Graziano destacou importância da educação ambiental
Secretário Xico Graziano destacou importância da educação ambiental
Mais de 40 municípios participaram do Encontro
Mais de 40 municípios participaram do Encontro
Os municípios da região assinaram convênio para implantar o Criança Ecológica
Os municípios da região assinaram convênio para implantar o Criança Ecológica