Litoral paulista recebe novas viaturas

28/06/12 14:11

Litoral paulista recebe novas viaturas

Polícia Militar Ambiental permanece empenhada na defesa dos recursos naturais, sem perder de vista o desenvolvimento sustentável

O litoral de São Paulo é o grande pulmão verde do estado, no entender do Tenente Coronel PM Antonio Carlos Biazzoto Filho, e por isso merece proteção especial. Para o cumprimento desta missão, o secretário Bruno Covas entregou, na quinta-feira, 28, 76 novas viaturas ao comandante do 3° Batalhão de Policia Militar Ambiental Coronel Biazzoto e seus 600 oficiais e praças.

Em cerimônia realizada no Parque Roberto Mario Santini, no José Menino, Santos, o secretário Bruno Covas destacou a importância do trabalho da Polícia Ambiental na defesa dos recursos naturais de São Paulo e da parceria entre as Secretarias do Meio Ambiente e de Segurança Pública. À pasta ambiental compete dotar a força de recursos como as viaturas entregues hoje, um investimento de R$ 7.267.194,05.

O litoral recebeu 41 Mitsubishi L-200, 28 Palio Locker, 4 vans, 1 microônibus e 1 caminhão. Com os novos veículos, somadas aos 68 veículos da frota atual, mais que dobra a capacidade operacional do Batalhão, com sede no Guarujá, e atende uma área com 31,5 mil km2 distribuídos entre os Vales do Paraíba e do Ribeira e toda a faixa litorânea de Ubatuba até Iguape, além do mar territorial paulista protegido pelas APAs Marinhas litoral Norte, Sul e Centro.

O comandante da PMA, Coronel Newton Nomura, destacou o empenho do governador Geraldo Alckmin que já investiu no policiamento ambiental mais de R$ 30 milhões. Para Nomura, o trabalho de fiscalização realizado em mais de 65 mil propriedades rurais, não só autuando como levando educação ambiental para sitiantes e populações afastadas dos grandes centros, será redobrado com as novas viaturas. “Os nossos 2.400 homens e mulheres se sentem mais estimulados quando percebem o esforço do governo em dar recursos para aumentarmos a eficiência da nossa missão”, destacou o comandante.

Ao Coronel Biazzoto, o secretário desejou sucesso no seu novo comando que foi anunciado durante a cerimônia de entrega das viaturas. Bruno Covas lembrou que a missão não é simples, pois cobre uma área que vai da Serra da Mantiqueira, toda a Serra do Mar e litoral até o Vale do Ribeira, na divisa com o Paraná. O novo comandante prometeu se empenhar na defesa dos recursos naturais, sem perder de vista o desenvolvimento sustentável. “Temos que nos lembrar que o que não protegemos hoje, com certeza fará falta amanhã”.

O prefeito de Bertioga, em nome dos prefeitos dos 63 municípios protegidos pelo 3° BPPMA, fez agradecimento especial ao secretário Bruno Covas por disponibilizar estes recursos para a proteção da nossa biodiversidade. Participou ainda da cerimônia o major do Exército, Carlos Henrique Rodrigues, o prefeito de Jacupiranga, João Batista de Andrade, Ricardo Viegas, coordenador de fiscalização da SMA, os secretários municipais do Meio Ambiente de Guarujá e Cubatão, respectivamente, Hélio Lopes e Daniel Louzada, e Raul Christiano, pró-reitor comunitário da Universidade Metropolitana de Santos – Unimes.

 

 

Texto: José Alberto Pereira  Fotografia: José Jorge