Jardim Botânico homenageia primavera com exposição

Em comemoração ao Ano Internacional da Biodiversidade e à chegada da Primavera, o Jardim Botânico de São Paulo, ligado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SMA, apresenta, de 01.09 a 28.11, a exposição Flores – uma explosão de vida, formas e cores.

Composta por 30 banners e 60 fotos, a exposição exibe a beleza, as cores e as formas das flores e nos convida a refletir sobre a importância da preservação das plantas para todos os seres vivos.
 
Primavera
 
No hemisfério sul a primavera inicia-se com o equinócio de setembro e termina com o solstício de dezembro. A primavera tem seu início marcado por dias e noites com a mesma duração, mas com o passar do tempo, os dias vão se tornando mais longos e as noites mais curtas, até o início do verão. Mudanças de luz, temperatura e umidade são fatores que influenciam diretamente no processo de florescimento das plantas.
 
Plantas com flores
 
Em todo o mundo existem cerca de 250.000 espécies de plantas que produzem flores, as chamadas angiospermas. A flor é a parte responsável pela reprodução dessas plantas.
 
As angiospermas, ao longo da evolução, desenvolveram uma série de características que garantem sua reprodução. Produzem perfumes agradáveis, odores malcheirosos, cores vibrantes e formas diversas que atraem vários polinizadores, como insetos, aves e mamíferos, os quais, em busca do néctar, transferem o pólen de uma flor para outra, contribuindo para a reprodução das plantas.
 
O Jardim Botânico
 
O Jardim Botânico de São Paulo abriga coleções de plantas vivas e não vivas, identificadas e catalogadas, as quais recebem tratamentos especiais que dão longevidade a esse patrimônio. As coleções não vivas são exemplares preservados, inteiros ou em partes. Considerado um museu vivo, o Jardim Botânico realiza pesquisas destinadas ao conhecimento e à conservação da biodiversidade.
 
Jardim Botânico de São Paulo
Av.Miguel Estéfano, 3031 – São Paulo
de terça a domingo, das 9:00 às 17:00 hs
Ingressos: R$ 1,00 (estudante) e R$ 3,00 (adulto).
Crianças até 10 anos e adultos acima de 60 são isentos.

Uma das fotos da exposição
Uma das fotos da exposição
Flores são tema de exposição
Flores são tema de exposição