Instituto Florestal completa 125 anos e faz balanço de suas ações

22/12/11 17:16

Instituto Florestal completa 125 anos e faz balanço de suas ações

Além dos resultados, teve exposição, linha do tempo e a apresentação da história de todos os diretores que já passaram pelo Instituto

O diretor geral do Instituto Florestal, Rodrigo Victor, reuniu no último dia 20 de dezembro, cerca de 200 pessoas, entre técnicos e funcionários da capital e interior, para comemorar os 125 anos de história de preservação ambiental da Instituição. Rodrigo apresentou as principais ações deste ano e fez um breve balanço da sua gestão. Entre as atividades em destaque estiveram a Pesquisa Ambiental, a Gestão de Áreas Protegidas, a Educação Ambiental e a Comunicação.

“Precisamos prestar contas sobre o que temos feito para ter mais transparência no processo. Só quando fazemos um balanço é que percebemos o quanto já foi feito e o quão rica foram as atividades. Mas nada teria sido possível sem a atuação e colaboração de todos trabalhando à frente do IF”, contou Rodrigo Victor.

Participaram das comemorações: Vera Bononi, do Instituto de Botânica, Paulo Cesar Fernandes, do Instituto Geológico, Capitão Leandro Carlos Navarro, da Polícia Militar Ambiental, e Marco Antonio da Silva, da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP).

Com a sala lotada, o diretor falou  sobre as melhorias na infraestrutura do IF, reformas, novos computadores, veículos, refeitório, novos contratos, as novas diretrizes para reforma e revitalização do Horto, além de mostrar alguns números da instituição. “Conseguimos aumentar o orçamento da instituição em relação aos anos anteriores, o que representará em 2012, aproximadamente, 6% do orçamento da Secretaria do Meio Ambiente”.

Entre os destaques da gestão administrativa está a inserção do IF em vários programas do Novo PPA – Plano Plurianual – referentes aos anos de 2011 a 2015. Além disso, Rodrigo Victor comemorou a realização de capacitações, de pregões, de palestras, de cooperações técnicas, de apoios, de parcerias, de investimentos para a construção da barragem de Avaré, das implantações do Centro de Convivência Infantil e das ações do programa ECOatitude. “Temos a meta de abolir materiais descartáveis como copos e xícaras de plástico”, afirmou Rodrigo.

Pesquisas
O Instituto recebeu o maior número de inscrições da sua história: 197 projetos de pesquisa foram cadastrados na Comissão Técnica Científica do IF – COTEC – e cerca de 600 projetos estão em acompanhamento.

“Foram concluídos também os Planos de Manejo (como o da Estação Ecológica Santa Bárbara) com avanços conceituais importantes no Consema (Conselho Estadual de Meio Ambiente). Mas uma das principais ações do IF hoje é a realização de estudos em 10 áreas para serem convertidas em Unidade de Conservação, já temos equipes em campo para a efetivação delas em 2012”, informou Rodrigo Victor.

Gestão de áreas protegidas
O Instituto Florestal possui 28 áreas protegidas em 30 municípios e enfrentou dois grandes incêndios em Batatais e Santa Bárbara. “Precisamos nos preparar melhor para evitar incêndios”, enfatizou o diretor citando a importância da Operação Corta Fogo, uma parceria com a Polícia Ambiental.

Em 2011 foram assinados, ainda, seis Termos de Cooperação de Compensação Ambiental no valor de 5,5 milhões de reais, em busca da melhoria na recuperação e preservação ambiental e florestal do Estado.

História, homenagens e confraternização
Um dos momentos mais marcantes da tarde foi a linha do tempo contando um pouco da história dos 125 anos de IF e das principais ações de cada diretor. O pesquisador e ex-diretor do Instituto, Francisco Correia, assumiu a apresentação “Instituto Florestal: mais de um século de história” com fotos e documentos raros.

Ao final, alguns ex-funcionários aposentados e a atual diretora do Horto Florestal, Ana Lúcia Arromba, foram homenageados pela importância deles ao sistema ambiental de São Paulo.

Exposição
No saguão do Instituto, foi montada uma exposição com as páginas da mais recente edição do informativo institucional IF Notícias e também uma linha do tempo mostrando as principais realizações da instituição ao longo de sua existência. A exposição está disponível na sede do IF, localizada na Rua do Horto, 931, São Paulo/SP.

Texto: Aline Cavalcante e Ivi Piotto
Fotografia: Aline Cavalcante