Fiesp homenageia os 30 anos da SMA

08/06/16 10:50

Fiesp homenageia os 30 anos da SMA

A secretária Patrícia Iglecias recebeu a homenagem das mãos de Nelson Pereira dos Reis, do Departamento de Meio Ambiente (DMA) da entidade

Fiesp Interna
A abertura da 18ª Semana do Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na segunda-feira, 7/6, foi marcada pela homenagem que a entidade prestou aos 30 anos da criação da Secretaria do Meio Ambiente. A secretária Patrícia Iglecias – acompanhada pelo presidente da Cetesb, Otavio Okano, e pelo diretor executivo do Consema, Germano Seara Filho – participou da cerimônia de abertura ao lado de Nelson Pereira dos Reis, do Departamento de Meio Ambiente (DMA) da entidade.

Nelson Pereira dos Reis abriu os trabalhos destacando a preocupação da Fiesp na defesa de uma “indústria sustentável”. Ele lembrou que “a Fiesp foi a primeira entidade empresarial do Brasil a ter uma área com esse tema, em 1976, dez anos antes da criação da secretaria estadual de Meio Ambiente”. Disse ainda que para a Fiesp “a participação do setor produtivo nesse debate é condição fundamental para alcançar a sustentabilidade, hoje uma questão de negócio e competitividade”.

“A semana do Meio Ambiente da Fiesp tem por objetivo identificar melhorias e observar o que pode ser melhorado. Isso dentro do espírito de ampliar o debate, o diálogo e o conhecimento para caminharmos em busca do crescimento sustentável. Não nos recusamos a debater nenhum tema”, finalizou.

A secretária Patrícia Iglecias falou em seguida destacando que o evento confirma a ligação da indústria com a área, afastando a ideia de que o desenvolvimento econômico é inimigo do meio ambiente. “Não é possível implantar as políticas que nós queremos só com o apoio do poder público, esse trabalho precisa ser feito conjuntamente”.

Patrícia Iglecias finalizou fazendo um balanço dos últimos 30 anos de atividade da SMA, destacando as ações realizadas pelo governo paulista na área, como a reversão do estado de poluição em Cubatão, o trabalho de reflorestamento da Serra do Mar, com a realocação das famílias retiradas das áreas de risco e a expansão das áreas protegidas, com mais unidades de conservação e  o aumento da proteção da mata atlântica no estado mais industrializado do Brasil e criação inovadora das primeiras áreas de proteção ambiental marinhas do país.

21° Congresso Brasileiro de Direito Ambiental

A secretária Patrícia Iglecias deixou a Fiesp rumo à Fundação Mokiti Okada, que sedia o 21° Congresso Brasileiro de Direito Ambiental: Jurisprudência, Ética e Justiça Ambiental no Século 21, do 11° Congresso de Estudantes de Direito Ambiental (Graduação e Pós-Graduação) e do 11° Congresso de Direito Ambiental dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola, eventos promovidos pelo Instituto O Direito por um Planeta Verde.

Como disse no início de sua palestra, Patrícia Iglecias compareceu ao seminário não como secretária, mas como professora da USP. Para falar aos estudantes de Direito Ambiental, escolheu o tema “Responsabilidade civil ambiental e abuso de direito no direito brasileiro”. Porém no debate que se seguiu, não teve como não responder sobre assuntos da pasta que ela dirige.

Congresso Direito Ambiental 02

Congresso Direito Ambiental 01