Evento sobre mudanças climáticas reunirá autoridades nacionais e internacionais

12/06/13 12:38

Evento sobre mudanças climáticas reunirá autoridades nacionais e internacionais

Seminário Mudanças Climáticas e Biodiversidade

A Rede de Governos Regionais para o Desenvolvimento Sustentável (Network of Regional Governments for Sustainable Development – nrg4SD), que tem como co-presidente sul o secretário de estado do Meio Ambiente, Bruno Covas, é uma organização internacional sem fins lucrativos que representa governos e associações de governos subnacionais em nível global. Fundada em 2002 na Cúpula Mundial de Johanesburgo, hoje, a rede conta com cerca de 50 governos subnacionais de 30 países e sete associações de governos subnacionais.

No âmbito da Assembleia Geral da nrg4SD, a SMA (Secretaria de Estado do Meio Ambiente) e a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) realizarão, no dia 14 de junho, o seminário “Mudanças Climáticas e Biodiversidade: O Diálogo Federativo e a Paradiplomacia”.

O Seminário tem como objetivo identificar e discutir os desafios existentes nos campos das mudanças climáticas e da biodiversidade, e propor, no que diz respeito a esses desafios, soluções subnacionais que possam completar as abordagens nacionais no âmbito das negociações internacionais. Neste sentido, o Seminário dará atenção especial às relações entre os governos subnacionais e indústria no que diz respeito à governança climática, e mostrará as melhores práticas de certos governos subnacionais para alcançar reduções em longo prazo através da criação de modelos de baixo carbono.

Além disso, o evento pretende analisar a relação entre os governos nacionais e subnacionais, bem como trazer soluções inovadoras para melhorar suas relações e parcerias, o que acabará por resultar em um passo à frente para alcançar uma governança multi-nível global.

Na ocasião, a Secretaria do Meio Ambiente e o ICLEI assinarão um memorando de entendimentos em biodiversidade, relacionado com o Plano de Ação de São Paulo para a implementação das Metas de Aichi nos municípios do estado.

O evento vai reunir autoridades brasileiras, especialistas em direito ambiental e cientistas, além de representantes dos interesses econômicos e de redes subnacionais. Entre os convidados, Bruno Covas (Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo / Co Presidente Sul da Rede de Governos Regionais para o Desenvolvimento Sustentável – nrg4SD), Santiago Vila i Vicente (Ministro de Território e Sustentabilidade da Catalunha / Co-Presidente Norte da nrg4SD), José Manuel de la Sota (Governador de Córdoba / Presidente da OLAGI – Organização Latino Americana de Governos Subnacionais), Paúl Carrasco (Prefeito da Província de Azuay / Presidente do ORU/FOGAR), Gino Van Begin (Secretário Executivo do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade) e Mathis Wackernagel (Presidente da Global Footprint Network).

O seminário acontece no dia 14 de junho, a partir das 08h30, no Anfiteatro Augusto Ruschi, na Secretaria do meio Ambiente, Av. Prof. Frederico Hermann Jr., 345 – Pinheiros.

Mais informações podem ser encontradas no link http://www.ambiente.sp.gov.br/eventos/