Evento do dia das mães e exposições são destaques nos Parques de São Paulo

09/05/14 15:23

Evento do dia das mães e exposições são destaques nos Parques de São Paulo

 

PARQUE DA JUVENTUDE

Endereço: Avenida Zachi Narchi, 1039
Fone/fax: (11) 2251 2706
Funcionamento: área verde das 6h às 19h
área esportiva: 6h às 24h.

Neste domingo, 11, das 10h às 16h, haverá o evento Dia das Mães, Dia de Parque promovido pela Rede Globo com apoio do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria da Cultura.

A atração traz várias atividades como aulas de dança de salão e zumba, corte de cabelo, massagem, maquiagem, narração de histórias e áreas para relaxar e ler. As mães ainda poderão compartilhar várias fotos ao lado da família, nas redes sociais com a Foto 360° dispositivo famoso em diversas festas e comemorações. Atletas da Confederação de Judô e Ginástica Aeróbica também estarão no evento e vão realizar atividades esportivas.

Por fim, às 16h, terá o show das cantoras Zizi e Luiza Possi, mãe e filha, respectivamente, com o repertório emocionante contendo clássicos como  “Folhetim”, “Over The Rainbow”, “Per Amore” e “Asa Morena”, entre outros sucessos para homenagear todas as mães.

PROGRAMAÇÃO:

10h às 16h – Massagem e Limpeza de Pele | UniSant’anna

Corte de Cabelo e Maquiagem I Fizz Cabelo e parceiros

Foto 360º

11h às 11h45 – Bebelê (leitura lúdica para crianças até 03 anos) I Biblioteca de SP

11h às 15h30 – Área de leitura com sessões de história I Biblioteca de São Paulo

11h – Oficina de Judô I Confederação Brasileira de Judô

12h – Ginástica aeróbica I Confederação Brasileira de Ginástica

12h45 – Contação de história I Kiara Terra e Biblioteca de São Paulo

13h – Aula de Zumba I Zumbalovers

14h – Aula de Dança de Salão I Casa de Dança Carlinhos de Jesus

15h – Dança Cigana I Casa Estrelas Ciganas

16h – Show com Luiza Possi e Zizi Possi

 

PARQUE ÁGUA BRANCA

Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca
Fone/fax: (11)3865 4130 / 3865 4131
Funcionamento: 6h às 22h.

Informações: http://parqueaguabranca.sp.gov.br/

Do dia 10 de maio até 4 de junho, acontece a exposição de arte Sutilezas do Pensamento, organizada pelo Grupo Olho Latino. Sempre nas terças, quintas, sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h, no Espaço Cultural de Eventos II, são expostas 20 gravuras sobre papel e 20 gravuras sobre tecido. Segundo o filósofo francês Charles de Montesquieu, “a sutileza do pensamento consiste em descobrir a semelhança das coisas diferentes e a diferença das coisas semelhantes“. Essa afirmação filosófica apresenta muito bem a temática da mostra, de acordo com o coordenador do grupo, Paulo Cheida Sans. O grupo de artistas faz parte do setor educativo do Museu Olho Latino. São nove pessoas formadas em artes plásticas pela PUC-Campinas e todas residem no interior do estado de São Paulo.  Alex Roch, Cibele Marion Sisti, Celina Carvalho, Lisa França, Maricel Fermoselli, Paulo Cheida Sans, Suely Arnaldo, Walcirlei Siqueira e Young Koh já participaram de diversas mostras e têm uma intensa atividade artística. Eles se encontram com o público do Parque no dia 17 de maio, às 14h, para explicar outros projetos e ideias do grupo.

Espaço de Leitura

No sábado, 10, às 15h acontece a narração de histórias com Andi Rubistein. Ela apresenta lendas sobre os sábios de Helm, desmistificando que algumas tolices da vida ocorrem com todo mundo.

Já no domingo, 11, às 15h, Paulo Federal, acompanhado do percussionista Danilo DalFarra, contam histórias de vários povos indígenas de todo o mundo, nas quais cita tradições, rituais e outros aspectos dos povos da terra.

Neste sábado e no domingo, das 12h30 às 14h30, será realizada a Vivência Artística com a atriz Kelly di Bertolli. O projeto apresenta ao público o Teatro do Oprimido, que parte do principio de que “todo ser humano é artista”. Acontecem debates sobre o espaço público com intervenções artísticas coletivas. A intenção é que o público fale sobre os acontecimentos dos espaços públicos em que convivem, com técnicas apresentadas pela artista.

Até o dia 31 de julho, ocorre a exposição É Meu? É Seu? É Nosso! Uma exposição interativa com 12 painéis, que tem o intuito de fazer o público sugerir ideias para a construção de uma biblioteca pública e barata, com a intenção de tornar o Espaço de Leitura mais participativo e com maior acesso ao público. Além disso, ainda há quiosques expositivos com uma compilação de vídeos que estimulam pensar em diversos aspectos dos espaços públicos como cidadania, encontros de pessoas diferentes, mobilidade e outras características.

No sábado e domingo às 11h, o grupo maiúsculos & MINÚSCULOS com o educativo do Espaço de Leitura promovem brincadeiras com um item do acervo. São todos convidados, desde crianças a adultos, para participar das atividades como conversas, leituras e oficinas. A cada edição uma nova proposta.

Toda sexta-feira, acontece no Parque o Clube da Leitura. Nele, uma pessoa lê um ou mais textos, e então estimula o debate sobre aquela leitura. Os assuntos são sempre diferentes, e o Clube está sempre aberto a receber novos integrantes.

Todos os domingos no Parque, das 14h às 17h, com exceção de enciclopédias, livros religiosos e didáticos, pode-se trocar o livro que você já leu por outro, na Feira de Troca de Livros.

 

PARQUE DO BELÉM

Endereço: Avenida Celso Garcia, 2231 – Belém
Fone/fax: (11) 2081 2441
Funcionamento: 6h às 20h.

Na sexta-feira, 9, das 14h às 15h, Dani Moreno conversa com o pessoal do Parque sobre a profissão de atriz e ator no Brasil. Ela atua há mais de nove anos no teatro, já fez papéis em novelas da Rede Globo e do SBT e se formou profissionalmente em 2010, no Globe-SP, escola de Ulysses Cruz. Além de falar um pouco de sua carreira, conta as dificuldades para se tornar profissional das artes cênicas no pais.

No sábado, 10, das 13h às 17h, o rapper e “RAPentista” RAPadura faz uma apresentação com muitos versos e rimas, com a temática “RAPadura: de repente o rap virou repente”. Ele fará um sarau misturando a arte repentista com o ritmo do rap.

Já no domingo, 11, há o Encontro de Axé com sucessos dançantes do carnaval de 2014 e vários grupos, entre eles a Banda Hit 10 e o grupo Ritmo Dance.

Serão distribuídos gratuitamente 290 ingressos uma hora antes de cada evento, na recepção do Parque.

 

O bebê girafa nasceu no Zoológico de São Paulo dia 04 de fevereiro de 2011

O bebê girafa nasceu no Zoológico de São Paulo dia 04 de fevereiro de 2011

 

ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO

Endereço: Avenida Miguel Estéfano, 4241 – Água Funda
Fone: (11) 5073 0811 / Fax: (11) 5058 0564
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h (fechamento da bilheteria às 16h30).
Informações: http://www.zoologico.com.br/

Por meio da exibição de mais de 3.000 animais, representados por espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e invertebrados, o Zoológico de São Paulo promove a conscientização do público sobre as diversas formas de vida na Terra.

Espaço Abaré: Abaré em tupi-guarani significa “amigo”. É o nome do local no Zoológico de São Paulo, onde se ensina a cultura indígena, estimulando a valorização e o respeito ao índio. Dentro de uma oca, o visitante vê os vários costumes do povo, como rituais, a interação entre eles, compreende a comunicação, a organização social e as formas como tratavam a terra e os recursos naturais, incentivando também o respeito e a valorização da natureza. Funciona das 9h30 às 15h.

Formigueiro: Das 10 às 15h no Zoológico, há uma sala fechada com um formigueiro dentro. É um espaço para que os visitantes do Zoológico possam conhecer como são os túneis e caminhos de um formigueiro. Além de como funciona as funções de cada formiga, desde a rainha até a operária.

pomar-urbanoPARQUE POMAR URBANO

Endereço: Avenida Guido Caloi, 551 – Jardim São Luís
Fone/fax: (11) 5892 2655 / 5897 3211
Funcionamento: 8h às 17h.

A ciclovia do rio Pinheiros, com15 km de extensão, administrada pela CPTM é uma das atrações do local. Além disso, o parque oferece serviços como aluguel de bicicletas, aulas de tênis e lanchonetes.

 

Parque Ecológico Guarapiranga - SPPARQUE GUARAPIRANGA

Endereço: Estrada do Riviera, 3286
Fone/fax: (11) 5517 6707
Funcionamento: de terça a domingo, das 8h às 17h.

O parque conta com estacionamento para carro e ônibus, bicicletário, fraldário, pista de cooper, biblioteca, viveiro de plantas, um centro esportivo que conta com quadras de futebol de salão, basquete/vôlei, um campo de futebol society, um campo oficial e uma academia popular para musculação.

Um dos atrativos especiais do parque é a Trilha da Vida, que promove uma experiência extremamente intensa de interatividade com o meio ambiente. O visitante, não importando sua idade ou condicionamento físico, o percorre com os olhos vendados e descalço, sob a orientação de um monitor que estimulará a utilização do paladar, do olfato, do tato e da audição.

Horto FlorestalHORTO FLORESTAL

Endereço: Rua do Horto, 931 – Horto Florestal
Fone/fax: (11) 2232 3117
Funcionamento: 6h às 18h / 6h às 19h (horário de verão)

O Parque Estadual Alberto Löfgren, apesar de localizado em área urbana, mantém extensas áreas de Mata Atlântica, constituindo uma importante referência para a população paulistana.

Localizado na zona norte da Capital, ocupa área de 174 hectares. O Horto Florestal oferece ao visitante um contato direto com a natureza, com fauna e flora diversificadas. Há palco para eventos, área de piquenique, playground, pista de cooper, equipamentos de ginástica, bicas de água potável, lagos e o Museu Florestal. Abriga, ainda, o Palácio de Verão do Governo do Estado.

Parque Villa-Lobos (Foto: Cida Souza)

Parque Villa-Lobos (Foto: Cida Souza)

 

VILLA-LOBOS

Endereço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 1025 – Alto de Pinheiros
Fone/fax: (11) 3023 0316 / 3021 6137
Funcionamento: 5h30 às 19h / 5h30 às 20h (horário de verão)
Informações: http://parquevillalobos.sp.gov.br/

Além das atrações culturais, o Parque Villa-Lobos possui ciclovia, quadras poliesportivas, campo de futebol de areia e gramado, quadras de basquete e tênis, pista de corrida e caminhada, sanitários, aluguel de bicicletas, lanchonete e estacionamento. A área de lazer inclui ainda aparelhos para ginástica, tabelas de basquete de rua e um anfiteatro aberto com 750 lugares.

Na visita, não deixe de experimentar atrações diferenciadas. O Vai pela sombra – trilha feita de pedriscos que percorre os principais bosques do parque é uma boa opção para quem faz caminhada ou corre, pois reduz o impacto nas articulações. Outra opção é o Circuito das Árvores – passarela elevada para quem gosta de apreciar espécies de árvores e aves.
Há ainda o Orquidário Ruth Cardoso – orquidário de 523 m², cercado por um espelho- d’água e abriga uma exposição permanente com 450 orquídeas de mais de 150 espécies que florescem em diferentes épocas do ano.

Parque Gabriel Chucre

Parque Gabriel Chucre

PARQUE GABRIEL CHUCRE
Endereço: Rua da Consolação, 505, Vila Gustavo Correia – Carapicuíba – SP
Fone: (11) 4183 5254
Funcionamento: 6h às 20h.

O parque está equipado para oferecer o melhor aos usuários, de todas as faixas etárias. Para a prática esportiva, são cinco quadras poliesportivas, quadra de areia, três quadras de tênis, pista circuito de skate, dois campos de bocha, pista de cooper, ciclovia e três estações de ginástica.

Além de equipamentos de lazer, o parque dispõe de nove quiosques e dois playgrounds. Tem ainda centro de educação ambiental, centro cultural, centro de eventos e centro de convivência. O local possui lanchonete e estacionamento para 210 carros.

Os usuários poderão usufruir da Praça da Proa, que inclui uma gigantesca pérgula em forma de asa delta, cuja ponta é direcionada para a nascente do rio, em Salesópolis; do Circuito do Tietê, percurso sinuoso de água, rodeado por pedras tiradas das obras da Linha Amarela do Metrô e que representam alguns dos municípios banhados pelo Tietê, além de uma espécie de prainha que servirá de diversão para os usuários do parque nos dias quentes; e do Circuito dos Pneus, um símbolo da grande quantidade de lixo encontrada no rio, com o intuito de alertar os frequentadores sobre os maus-tratos por ele sofridos.

Ainda será possível usufruir da Praça do Mirante, espaço de articulação entre os dois caminhos centrais do parque, que possui um grande palco voltado para o seu interior, além de arquibancada com visão para a pista de skate e para as quadras.