Especialistas discutem estratégias para redução de riscos e desastres naturais

08/12/14 14:30

Especialistas discutem estratégias para redução de riscos e desastres naturais

Começou nesta segunda-feira, 08/12, no anfiteatro da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA, o VI Seminário Estratégias para Redução de Riscos e Desastres a Eventos Geodinâmicos no Estado de São Paulo. O evento, realizado pela SMA e Casa Militar, por meio do Instituto Geológico – IG e Defesa Civil, tem como objetivos: avaliar estratégias e ações de redução de risco e desastres em níveis local, estadual e regional desenvolvidas em 2014, em especial, as atividades do Programa do Estado de São Paulo de Prevenção de Desastres Naturais e de Redução de Riscos Geológicos (PDN), bem como as ações dos estados do Rio de Janeiro e Paraná nos temas de avaliação e mapeamento de risco, como evitar, reduzir, mitigar e erradicar o risco, monitoramento e sistemas de informações e capacitação e disseminação de agenda propositiva de gestão de risco de desastres.

“A função precípua do Estado é proteger as pessoas, salvar vidas. Quando falamos em um evento para tratar de gestão de riscos, estamos tratando de assuntos que devem ser prioritários na agenda governamental”, destacou o secretário do Meio Ambiente, Rubens Rizek.

O painel de abertura, intitulado “Importância do fortalecimento da governança e das instituições para o gerenciamento de risco de desastres”, contou também com a participação do secretário chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira, do diretor geral do Instituto Geológico, Ricardo Vedovello, do diretor do departamento de Defesa Civil da Casa Militar, major PM Walter Nyakas, do diretor-presidente do DRM – Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro, Flávio Erthal, do representante do CPRM – Serviço Geológico do Brasil, Cassio Roberto da Silva e o assessor do MINEROPAR – Serviço Geológico do Paraná, Oscar Salazar Junior.

Durante a cerimônia, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e os serviços geológicos dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Também foi assinado um aditivo ao Termo de Cooperação Técnica entre o Instituto Geológico e a Casa Militar, visando à prestação de apoio técnico, assessoria e atendimento emergencial em situações de riscos geológico-geotécnicos em áreas abrangidas por planos preventivos de contingência de defesa civil.

Na ocasião, foi feita a entrega da Medalha da Casa Militar do Governo do Estado de São Paulo aos pesquisadores do Instituto Geológico, Paulo Cesar Fernandes da Silva e Rogério Rodrigues Ribeiro, por sua atuação durante o auxílio prestado pelo Governo do Estado de São Paulo ao estado de Alagoas, devido às grandes inundações ocorridas em junho de 2010.

O seminário segue até amanhã, 09/12. Para saber um pouco mais sobre o que será abordado no evento, clique aqui e confira a programação completa.