Coordenadoria de Educação Ambiental realiza oficinas na Baixada Santista

Ensinar e conscientizar de uma maneira diferente. Esse é o objetivo dos encontros para formação continuada de educadores no município de Cubatão, iniciados em 05.05 e promovidos pela Coordenadoria de Educação Ambiental – CEA da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA. A formação está prevista dentro das ações do Projeto Estratégico Serra do Mar e pretende proporcionar espaço para a construção e debate de algumas metodologias participativas sob a ótica conceitual da Educação Ambiental.

O primeiro encontro, realizado no Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente (CEPEMA), em Cubatão, contou com a participação de quase 30 educadores da baixada santista e abordou, sob a mediação da pesquisadora e funcionária da CEA, Lucia Helena Mazochi, alguns elementos para subsidiar a reflexão sobre concepções e práticas de educação ambiental.
 
Ainda nesse semestre, dando continuidade ao processo de formação, serão realizadas oficinas sobre metodologias participativas e educação não-formal, técnicas de trabalho grupal (dinâmicas, vivências, jogos cooperativos e danças circulares), percepção socioambiental e leitura crítica e reflexiva da realidade. Para o segundo semestre estão previstas oficinas que abordem as metodologias de contação de histórias, da literatura marginal e do teatro do oprimido como possibilidades para educação ambiental.

Educadores participam de encontro de capacitação
Educadores participam de encontro de capacitação
Educadores debateram algumas metodologias participativas de educação ambiental
Educadores debateram algumas metodologias participativas de educação ambiental