Consema aprova criação do Jardim Botânico de Cubatão

Os membros do Conselho Estadual do Meio Ambiente – Consema aprovaram nesta terça-feira, 17.08, por unanimidade, a minuta do decreto que institui o Jardim Botânico de Cubatão. Com a aprovação, o texto será encaminhado para assinatura do governador Alberto Goldman. O objetivo de criar o Jardim Botânico é promover por meio da educação ambiental maior contato da população com o bioma Mata Atlântica.

A área que vai abrigar o Jardim Botânico está inserida dentro do Parque Estadual da Serra do Mar – PESM, próximo ao núcleo Itutinga-Pilões, no entanto, a gestão do espaço será feita pelo Instituto de Botânica – IBt, que também administra o Jardim Botânico da Capital. De acordo com o projeto, dos 348 hectares, apenas 38 serão para uso público, no restante da área será mantido o ambiente natural.
 
“O Jardim Botânico abrigará apenas espécies nativas da Mata Atlântica e será como um marco na memória da população paulista da recuperação socioambiental da Serra do Mar”, afirmou o diretor executivo da Fundação Florestal, José Amaral Wagner Neto. O Jardim Botânico terá também um centro de visitantes e um viveiro, que vai fornecer as mudas para a recuperação do PESM e de outras áreas de preservação.
 
Os conselheiros também aprovaram por unanimidade a moção de agradecimento à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros pelo trabalho de combate ao incêndio que atingiu cerca de 20 hectares do Parque Estadual Itapetinga e do Monumento Natural da Pedra Grande, na região da Serra da Cantareira, ocorrido no dia 12.08.
 
A reunião contou com a presença de Paulo Nogueira Neto, diretor presidente da Fundação Florestal e primeiro secretário nacional de meio ambiente, que foi homenageado pelo secretário estadual do meio ambiente, Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo. O motivo da homenagem foi pelo honroso trabalho de Nogueira Neto na luta pela preservação ambiental.

Maquete do Jardim Botânico de Cubatão
Maquete do Jardim Botânico de Cubatão
Paulo Nogueira Neto foi homenageado pelos conselheiros
Paulo Nogueira Neto foi homenageado pelos conselheiros
Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo destacou o trabalho de Nogueira Neto
Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo destacou o trabalho de Nogueira Neto