Comitê discute propostas para solucionar questões ambientais e de trânsito

Ampliação da Operação Inverno, bolsões de estacionamento e bicicletários nas estações do Metrô, além de ciclovias rodeadas por parques lineares. Essas foram as propostas apresentadas pelos secretários estaduais do Meio Ambiente, Xico Graziano, e dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, e representantes das prefeituras dos municípios da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) durante a reunião do Comitê Metropolitano do Ar Limpo – COMAR, realizada nesta quinta-feira (29/05) com o objetivo de apresentar possíveis soluções para as questões ambientais e de trânsito.

A reunião simbolizou a retomada dos trabalhos do COMAR, que tem como finalidade estabelecer as prioridades e metas estabelecidas a partir do plano de ação para a gestão da qualidade do ar, possibilitando aos governos municipais e estaduais a implantação de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos da RMSP.

Segundo Portella, o Metrô terá mais 240 quilômetros até 2010, incluindo 22 quilômetros do metrô tradicional e 160 quilômetros das linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM que passarão a ter o tempo de circulação entre trens, a sinalização e a qualidade das estações do Metrô. “As linhas da CPTM atendem a 22 municípios da Região Metropolitana e aprimoraremos essa infra-estrutura, que já está pronta, para atender melhor os cidadãos dessas regiões”, afirmou.

Para Graziano, é preciso radicalizar e integrar as agendas ambiental e do trânsito. “As questões de trânsito e meio ambiente tem a ver com a atitude de cada cidadão. Com o Mutirão da Carona, realizado no último dia 28, pudemos verificar que a aceitação da população para a prática dessa atitude é muito grande”, declarou.

Outro tema debatido durante a reunião foi a experiência da Prefeitura de São Paulo na realização da inspeção veicular. Segundo o secretário do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, a idéia da Prefeitura é ampliar os tipos de veículos que devem fazer a inspeção. “Neste momento, a inspeção vale para veículos de pequeno porte movidos a diesel, como vans e pick-ups, mas queremos que em 2009 as motos também façam parte do programa”, anunciou.

O diretor de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental da CETESB, Marcelo Minelli, propôs aos representantes das Prefeituras de Osasco, Diadema, São Bernardo, São Caetano, Santo André e Guarulhos a ampliação das ações da campanha “Operação Inverno” também nesses municípios, num trabalho de cooperação mútua.


Graziano citou o Mutirão da Carona como exemplo de cidadania
Graziano citou o Mutirão da Carona como exemplo de cidadania
O secretário Portella destacou a ampliação e melhorias no Metrô e na CPTM
O secretário Portella destacou a ampliação e melhorias no Metrô e na CPTM
Segundo Eduardo Jorge
Segundo Eduardo Jorge