CPLA lança consulta pública sobre estudo do Vale do Paraíba

A cidade de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, receberá na sexta-feira, 03, o movimento “Governo Presente”, no qual o Governador Geraldo Alckmin, acompanhado de secretários do Estado, despacha na cidade. A ideia do evento, que já aconteceu no Vale do Ribeira no começo deste ano, é aproximar as relações do poder público com a sociedade.

Ainda visando a participação pública em medidas governamentais, a Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA), órgão da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), convida a comunidade a contribuir para o diagnóstico ambiental realizado sobre o Vale do Paraíba Paulista, intitulada “Subsídios ao Planejamento Ambiental da Unidade Hidrográfica de Gerenciamento de Recursos Hídricos Paraíba do Sul – UGRHI 02”. Essa consulta pública servirá para colher pareceres e opiniões sobre as informações coletadas e análises feitas pela equipe entre 2009 e 2010 sobre os recursos naturais, socioeconomia e marco jurídicoinstitucional da região do Vale.

O estudo, que abrange os capítulos Diagnóstico Ambiental, Dinâmicas Territoriais e Políticas Públicas, constitui a primeira parte de um documento maior denominado “Caderno de Planejamento Ambiental da UGRHI 02”, que pretende abranger os estudos Elaboração de Cenários, Proposta de Zoneamento Ecológico-Econômico e Diretrizes de Planos de Ação e Gestão. Objetiva-se que este documento constitua um instrumento de planejamento ambiental de apoio à tomada de decisão da SMA, assim como dos demais órgãos públicos, da iniciativa privada e da sociedade civil, visando ao desenvolvimento sustentável por Unidade Hidrográfica de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI). 

A contribuição da sociedade é importante para a finalização do documento pois, além de complementar dados e oferecer subsídios para a continuidade do trabalho, aprimora a metodologia de elaboração do Caderno de Planejamento Ambiental.

O estudo Subsídios ao Planejamento Ambiental da UGRHI 02 encontra-se na versão digital para download no site da SMA (http://www.ambiente.sp.gov.br/wp/cpla/biblioteca/). Envie suas contribuições entre os dias 3 de junho e 8 de julho de 2011 para o endereço eletrônico da CPLA (planejamentoambiental@sp.gov.br) ou endereço postal da CPLA: Av. Prof. Frederico Hermann Jr., 345, Prédio 6, 2º andar, Alto de Pinheiros, São Paulo, SP. CEP: 05459-900.
Participe !!!

 


Capa da Publicação Subsídios ao Planejamento Ambiental da UGRHI 02 - Paraíba do Sul
Capa da Publicação Subsídios ao Planejamento Ambiental da UGRHI 02 - Paraíba do Sul