CETESB lança publicação de referência na área de toxicologia humana

A CETESB, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA), lançou a publicação “Aldrin, Dieldrin e Endrin – Valores de Referência de toxicidade para a Saúde Humana”, durante evento realizado nesta quarta-feira (06/08), na Biblioteca Lucas Nogueira Garcez, na sede da Companhia, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. A Diretoria da agência ambiental prestigiou o evento, entre eles, o presidente Fernando Rei e o diretor de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental, Marcelo Minelli, além de Maria Inês Zanoli Sato, gerente do Departamento de Análises Ambientais.

Em decorrência da falta de valores de toxicidade recomendados para o país, a CETESB iniciou o projeto “Levantamento e definição de dados toxicológicos para contaminantes químicos ambientais relacionados à saúde humana”, a serem adotados pela agência em suas ações ambientais. O trabalho foi coordenado pelo Setor de Toxicologia Humana e Saúde Ambiental – EAMT e pela Divisão de Toxicologia, Genotoxicidade e Microbiologia Ambiental – EAM.

Esta publicação técnica é o primeiro produto do projeto, onde são apresentados os valores de referência de toxicidade para a saúde humana do aldrin, dieldrin e endrin - poluentes orgânicos persistentes (POPs) - , a serem adotados pela CETESB. Esses valores foram baseados nas informações técnico-científicas disponíveis na literatura e embasados nas mais recentes diretrizes da USEPA. A produção e uso dessas substâncias já foram banidas no mundo, mas elas ainda são encontradas em áreas contaminadas no Estado de São Paulo.

A publicação está disponível na íntegra, na internet, no site da CETESB, acessando-se pelo item “Publicações”.


Folder do lançamento da publicação no evento
Folder do lançamento da publicação no evento
Um exemplar impresso está disponível na biblioteca
Um exemplar impresso está disponível na biblioteca
O presidente Fernando Rei e o diretor Minelli prestigiaram o lançamento do livro
O presidente Fernando Rei e o diretor Minelli prestigiaram o lançamento do livro