CETESB inaugura totens luminosos de balneabilidade nas praias paulistas

A CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental inaugurou nesta quarta-feira (04/06), no litoral paulista, um novo sistema de sinalização para indicar a qualidade das praias. A sinalização feita por bandeiras com as cores verde e vermelha, que informam se a praia está própria ou imprópria para o banho de mar, está sendo substituída por totens luminosos com quatro metros de altura, dotados de sistema de comunicação remota e alimentados por energia solar, que divulgam “on-line” a qualidade das praias através de sistemas de “leds” com as cores verde e vermelha.

Hoje, véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, entraram em funcionamento os seis primeiros totens luminosos, num total de 155 que serão instalados em 134 praias, em pontos já atualmente monitorados pela CETESB. O evento oficial de inauguração do primeiro equipamento aconteceu às 10h, na praia de Pitangueiras, no Guarujá (Praça dos Expedicionários).

Paralelamente à inauguração no município do Guarujá, outros cinco totens entraram em operação, nas praias de Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Ilha Comprida e Iguape. As demais cidades do litoral receberão os equipamentos até final de 2008. A execução do projeto é da empresa Via Única, fabricante de painéis luminosos de mensagens variáveis para segurança rodoviária e divulgação de informações públicas.

O diretor da CETESB
O diretor da CETESB
 Marcelo Minelli
Marcelo Minelli
 ao lado do prefeito do Guarujá
ao lado do prefeito do Guarujá