Bacia dos rios Turvo e Grande discute estratégia para financiar projetos

22/07/13 15:49

Bacia dos rios Turvo e Grande discute estratégia para financiar projetos

Os integrantes do Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Turvo e Grande (CBH-TG) debateram projetos e fontes de financiamento para gestão estratégica de recursos hídricos. O encontro aconteceu em Catanduva, na sexta-feira, 19 de julho, com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas.

O encontro teve como objetivo a apresentação e discussão sobre a situação atual dos projetos no Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO e o cronograma para elaboração de novos projetos importantes ambientalmente.

Em 2013, o Comitê recebeu propostas de 80 projetos num total de R$ 11 milhões de investimentos. “Desse total nós temos R$ 4 milhões, precisamos procurar outras fontes de financiamentos para os projetos”, afirmou o presidente do Comitê e prefeito de Catanduva, Geraldo Vinholi.

O secretário estadual de Meio Ambiente avaliou a parceria entre as Secretarias do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. “São irmãs siamesas. Um dos maiores desafios ambientais é o saneamento. Queremos um estado 300%: 100% água tratada, 100% esgoto coletado e 100% esgoto tratado”, afirmou Bruno Covas.

O titular da pasta de Meio Ambiente também destacou a participação das 66 cidades que fazem parte da Bacia dos rios Turvo e Grande no programa Município VerdeAzul. “Contamos com números expressivos neste programa, mas ainda temos muitos desafios, como acabar com os lixões, que ainda são uma realidade em algumas cidades da região, até 2014. Cada município tem que analisar a sua realidade e realizar o Plano Municipal de Resíduos Sólidos”, acrescentou.

Vinholi ressaltou a parceria do Governo do estado com a região. “Esta é nossa oportunidade de avaliar, fazer uma análise da situação em que estamos hoje e, assim, preparar os próximos passos. Sempre temos que buscar parcerias, e a presença de Bruno Covas, neste primeiro encontro, deixa claro que podemos contar com o Governo do Estado”, ressaltou o prefeito.

Estavam presentes prefeitos e representantes das cidades de Fernandópolis, Ipiguá, Onda Verde, Catiguá, Embaúba, Fernando Prestes, Itajobi, Novais, Américo de Campos, Cândido Rodrigues, Pindorama, Santa Adélia, Álvares Florence, Ouroeste, Parisi, Taiaçu, Uchoa e Monte Alto.