Agenda 21 é tema de conferência em Araras

A 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Araras começou hoje, 17.09, e vai até sábado, 19.07. O objetivo é discutir os problemas ambientais da cidade e propor ações eficazes para resolvê-los, para que o município cresça e se desenvolva sem destruir os recursos naturais.

O secretário estadual do meio ambiente, Xico Graziano, abriu o evento, que vai debater a Agenda 21 do município, a criação do Código Ambiental de Araras e a obtenção do selo Município Verde Azul.    Para isso, ambientalistas, agentes políticos, educadores, estudantes e a população em geral se reuniram na Unar – Centro Universitário “Dr. Edmundo Ulson”.

Graziano destacou as 10 diretivas do projeto Município Verde Azul, que são: esgoto tratado, lixo mínimo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente. “Julgo de extrema importância essa conferência. Esse é um momento importante para a história da cidade, que está envolvendo as universidades, as forças da sociedade local, concentrando os seus esforços na construção de uma agenda ambiental efetiva”, ressaltou o secretário.
 
O prefeito Nelson Brambilla disse que os 21 projetos estratégicos da Secretaria do Meio Ambiente – SMA contribuem para a construção de uma cidade sustentável. “Os projetos mostram as diretrizes e as mudanças que devemos fazer. Araras está comprometida em assumir essa agenda e defender as causas ambientais, conquistando o certificado de Município Verde Azul”, concluiu.
 
A conferência segue até sábado, com plenárias e grupos de trabalho discutindo os temas construção ecossustentável; recursos hídricos (mananciais); gerenciamento de resíduos e efluentes; cobertura florestal; educação ambiental; diagnóstico ambiental; gestão ambiental rural e urbana.

A 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade discutiu a Agenda 21
A 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade discutiu a Agenda 21
O secretário Xico Graziano destacou as 10 diretivas do projeto Município Verde Azul
O secretário Xico Graziano destacou as 10 diretivas do projeto Município Verde Azul
Ambientalistas
Ambientalistas