Ação Governo Presente promove encontro no Vale do Ribeira

 Na sexta-feira, 8, foi realizada a abertura do Projeto Governo Presente, na cidade de Registro, na região do Vale do Ribeira, devido a sua importância ecológica e também devido à inferioridade de indicadores sociais que a região tem em relação ao Estado de São Paulo. O encontro teve a participação de servidores públicos que ouviram representantes dos diversos segmentos de governo para melhor entender os problemas e as causas dessa desigualdade e, assim, possibilitar o desenvolvimento de um governo mais igualitário e condizente com a área e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. O próprio governador ressaltou a importância de “ouvir os problemas diretamente de quem passa por eles”.

O encontro pretende entender melhor as reivindicações dos cidadãos do Vale para, estabelecer políticas para o desenvolvimento da região, que é muito rica em recursos naturais e agricultura e apresenta um dos menores índices de criminalidade do estado de São Paulo, mas carece de uma maior integração de trabalhos para viabilizar a economia dos municípios da área. O chefe da Casa Civil, Sidnei Beraldo, explicou a preocupação do governo em aplicar os recursos públicos de forma eficiente, eficaz e efetiva, o que considera ser o tripé de uma boa administração, objetivando atingir resultados favoráveis.

Segurança, educação e meio ambiente foram as principais temáticas abordadas nesses primeiros discursos.  Deles participaram o secretário de Gestão, Julio Seregni, secretario chefe da Casa Civil, Sidnei Beraldo, o dirigente regional do Ensino de Registro, Gabriel Marcos Espíndola, o delegado seccional de Registro, João Barbosa Filho, o gerente regional da Fundação Florestal, Donizetti Barbosa e o último discurso do próprio governador, Geraldo Alckmin.

Entre as reivindicações estavam o desenvolvimento social e questões ambientais, que é uma das maiores preocupações do Vale, e o representante da Fundação Florestal, Donizetti Barbosa apresentou os desafios ambientais enfrentados pela região e expôs sugestões de soluções de problemas. As demandas são: as Unidades de Conservação existentes na área e seus respectivos planos de manejo, as restrições ambientais para quem vive em área conservada, licenciamentos (todos estes geridos pela Secretaria do Meio ambiente), a regularização fundiária, a questão agrícola e os recursos hídricos (que envolvem a polemica região de Valo Grande). Donizete enfatizou a importância do apoio estadual para que seja possível o desenvolvimento sustentável.

Parabenizou, ainda, a ação do governo e adicionou que a iniciativa permitiu o exercício de integração dos segmentos, que cada parcela faz parte de um todo, e que a sinergia é necessária para o avanço de decisões em beneficio do povo, e adiciona: ”O desenvolvimento está sempre em conflito com as questões ambientais, mas acreditamos ser possível transformar pontos negativos em oportunidades, favorecendo o Vale do Ribeira” discursa Donizetti.

Um consenso entre os palestrantes foi a importância das trocas de informações em busca de soluções conjuntas que levem em consideração todas as áreas do governo, cada uma com suas características e necessidades particulares, mas igualmente importante para o desenvolvimento.

Em resposta, o governador Geraldo Alckmin apresentou os projetos relacionados às reivindicações expostas, e garantiu que ações serão tomadas para a melhoria da região. Explica que o Vale do Ribeira esta acima da média em vários indicadores sociais, mas que a baixa renda é um problema unânime na região, o que mostra a necessidade de ações na área. Em relação à questão ambiental, que é peça chave para o desenvolvimento econômico do Vale, promete a maior contratação de força de trabalho para acelerar licenciamentos. Alckmin entendeu que é difícil para o pequeno agricultor seguir as regras de Código Florestal e diz que esta trabalhando para que estes sejam analisados de uma forma mais justa. “Faremos um grande esforço na questão ambiental. Trabalhando em parceria quem ganha é o povo”.

 


Secretários Estaduais participam da ação Governo Presente
Secretários Estaduais participam da ação Governo Presente
Registro sediou o encontro
Registro sediou o encontro