Aberto prazo para apresentação de propostas para despoluição e odor do Pinheiros

19/03/13 09:20

Aberto prazo para apresentação de propostas para despoluição e odor do Pinheiros

Foi publicado hoje, no Diário Oficial, o comunicado no qual a SMA abre o prazo para apresentação de propostas de tecnologias para tratamento das águas do canal Pinheiros, em São Paulo.
As propostas devem ser enviadas até o dia 19/04/2013 e serão analisadas por um Grupo de Trabalho (criado pela Resolução SMA nº 04, de 17 de janeiro de 2013) com experiência oriunda do acompanhamento do desempenho de diversas tecnologias de tratamento de efluentes e de qualidade das águas.
O canal Pinheiros apresenta circunstâncias específicas de escala, vazão e regime de drenagem que justificam que, paralelamente a todos os investimentos e ações para que se reduza o aporte de poluentes, se faça amplo cotejo de alternativas tecnológicas para o enfrentamento da poluição residual e do odor.
A SMA coordenará os trabalhos de aplicação e avaliação de tecnologias para identificar potenciais soluções que possam ser aplicadas no tratamento da poluição das águas do canal Pinheiros e supervisionará, por intermédio da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, os testes em escala piloto visando cotejar a eficácia e a complexidade das tecnologias testadas.

 Ao final dos seus trabalhos, o Grupo de Trabalho apresentará ao Secretário de Estado do Meio Ambiente um relatório contendo os resultados das tecnologias testadas.

 

O comunicado pode ser lido na íntegra aqui:

COMUNICADO 19/03/2013