219 veiculos diesel foram multados durante comando de fiscalização contra fumaça preta na capital

Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA), multou, nesta terça-feira (05/08), 219 veículos a diesel, em mais um comando de fiscalização contra a fumaça preta, realizado em quatro pontos da capital. Desde que foi iniciada a Operação Inverno 2008 - uma das ações do “Respira São Paulo”, um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos da SMA - , foram autuados 890 veículos, entre ônibus, peruas vans e caminhões, por estarem emitindo fumaça preta acima do padrão ambiental. Passaram pela fiscalização, na ação de hoje, 5.554 veículos, registrando um índice de 5,8% de desregulagem do motor. Este foi o sétimo comando realizado desde o início do inverno.

Os motoristas autuados nos pontos da Marginal Tietê (Zona Norte), avenidas Gastão Vidigal (Zona Oeste), Teotônio Vilela (Zona Sul) e Jacu Pêssego (Zona Leste) receberam uma multa de R$ 892,80, mas podem recorrer e reduzir esse valor em 70%, se no prazo de 60 dias fizerem a manutenção do veículo em uma das 120 oficinas credenciadas pela CETESB. A fiscalização teve o apoio da Polícia Militar e Ambiental.

Nesta quarta-feira (06/08), acontecerá uma nova ação para avaliar a emissão de fumaça preta de veículos a diesel, mas, desta vez, de caráter educativo. Serão feitos testes, com uso de opacímetro – equipamento eletrônico que mede a quantidade de fuligem emitida pelo cano de escapamento – , das 10h às 15h, na Marginal Tietê, defronte à Base do 34º Batalhão da Polícia Militar, na ponte de acesso à rodovia Presidente Dutra, na Zona Leste de São Paulo.

Os testes desta quarta-feira não implicarão em qualquer tipo de penalidade aos motoristas cujos veículos forem reprovados. O objetivo é conscientizar os condutores sobre a necessidade da regulagem do motor, assim como fornecer subsídios técnicos e informações para futuras práticas de inspeção veicular com o uso do opacímetro no estado de São Paulo.


Ponto de comando de fiscalização da CETESB na Zona Oeste
Ponto de comando de fiscalização da CETESB na Zona Oeste
A Av. Gastão Vidigal tem grande movimento de caminhões devido à proximidade com a CEAGESP
A Av. Gastão Vidigal tem grande movimento de caminhões devido à proximidade com a CEAGESP
A fiscalização foi feita com a Escala de Ringelmann
A fiscalização foi feita com a Escala de Ringelmann
A ação teve o apoio da Polícia Militar e Ambiental
A ação teve o apoio da Polícia Militar e Ambiental